terça-feira, 6 de novembro de 2018

Dica nº 8 - Descanse.


Resultado de imagem para descansar
Policial precisa saber quando parar.

Tem quase um ano que eu estou insistindo pra você fazer e acontecer... correr, estudar, treinar e trabalhar, né verdade? Mas já percebeu que quando você pensa que está indo bem, que agora falta pouco... novidade! Mais cobranças que se renovam à medida que os anos vão passando e você vai deixando de ser novinho. Outros desafios também surgem porque você simplesmente decidiu que quer outra coisa, e mais outra e mais outra. É bem cansativo. E quem dera se o cansaço fosse relativo apenas ao trabalho, mas tem também seus outros projetos pessoais, sua casa e seus estudos... É muita coisa pra dar conta, e se você não se cuidar vai acabar com a sua saúde física e mental. Já notou que às vezes as coisas não estão dando certo, e por mais que você tente só dá pra ver pouco ou nenhum resultado? Isso vai te deixando cada vez mais irritado, estressado, amargurado e vai virando uma bola de neve. Talvez seja a hora de repensar o seu ritmo, pegar um pouco mais leve, ou então parar mesmo por um tempo e descansar.
O descanso é um tempo sem pressão, necessário pra respirar e recobrar o fôlego, pra conseguir avaliar melhor o que tá acontecendo. Pra voltar ao equilíbrio. Porque a vida é assim... o organismo fica saturado e pára de responder aos exercícios físicos quando está cansado. Da mesma forma, nas atividades cognitivas. Uma hora, de tão cansado, já não entra nada na cabeça de ninguém. Mas a pessoa nem percebe. porque segue num ritmo tão alucinado que parece que não dá mais pra desacelerar. Dá sim! Se liga nas dicas da Novinha.

1º - Separe as coisas! 
Aproveite as oportunidades que você tem para repousar. Tem um ditado militar que diz assim: "Se puder parar, sente; Se puder sentar, deite; Se puder deitar, durma".  Portanto, da mesma forma que você não pode levar atividades domésticas ou particulares para o trabalho você também não pode levar serviço pra casa; Tem que deixar todas as preocupações no trabalho. E outra, nada a ver levar assunto de serviço para o churrasco!  Questão de saúde mental: você precisa aprender a não ficar remoendo em casa as preocupações do trabalho. É preciso exercitar essa desconexão necessária! Tire um dia de vez em quando pra não fazer nada. Sem culpa, por favor! A ociosidade é para o cérebro o que a vitamina D é para o corpo. Promove a inspiração, favorece o surgimento aquelas "grandes sacadas" que mudam a vida da gente, sabe? Promove a reflexão e a revisão de nossa conduta, inclusive moral. Se for preciso saia da cidade; Faça um pique-nique; Faça atividades de lazer no campo, na montanha, na praia. Inspire o ar puro que a natureza te proporciona; Faça uma corrida longa num ambiente agradável. Marque um café com as amigas; Cultive pelo menos um robby relaxante, tipo colecionismo, jardinagem, ecoturismo, surf, outros esportes. Sei lá, cada um tem seu jeito de relaxar. Pare pra ler um bom livro; pare para ver um bom filme. Nada me faz melhor esquecer os problemas que uma boa sessão de cinema. 
Detalhe 1: Pode levar namorado. 
Detalhe 2: Pode comer pipoca junto!

2º - Sono é sagrado!
Invista em sua qualidade de sono. Cuidado com o Plantão. As pessoas se iludem achando que uma escala de 24/72 é o sonho de todo trabalhador. Não é não! Plantão policial tem que ser eventual porque detona com seu ritmo biológico e isso acaba com sua saúde a logo prazo. Claro que depende do plantão, né? Tem plantão onde a gente descansa mais do que em casa... Fato. Agora, passar horas e horas sem dormir, ou sem comer por conta de uma ocorrência, faz muito mais mal para o organismo, para o raciocínio do que trabalhar com um horário organizado, feito gente normal. Vai por mim, dormir é sagrado! Então vale a pena comprar um black out que mantenha a baixa luminosidade no quarto. Evite levar computador ou televisão pra cama. Condicione seu organismo a entender que seu quarto é um ambiente reservado para o descanso e outras atividades relaxantes, digamos assim. Olha, eu sei a importância de uma boa noite de sono em dias turbulentos! E sei também o que é passar o dia inteiro trabalhando cansada por conta de uma noite mal dormida. Seu raciocínio, criatividade, motivação caem muito e tudo isso reflete na sua produtividade. E ainda tem gente que questiona a aposentadoria policial.

3º Invista nas suas férias!
Férias é bom pra caramba, mas já tirei férias que me estressaram mais do que se estivesse trabalhando, às vezes por falta de planejamento, mesmo, outras porque viajei com a pessoa errada, ou para o lugar errado... Bom, a ideia é repor energias e não desgastar-se mais ainda, tá? O importante é curtir as férias da forma como você acha que deve. Ponto final. Uns querem apenas descansar, outros explorar novos lugares, outros ainda querem mesmo é se divertir, namorar mais... Aí é contigo, mas  planeje bem, valorize suas férias pra fazer o que você realmente gosta.

Reflita novinho, porque se até Deus descansou no sétimo dia, o que há com a humanidade?  E foi o próprio Cristo quem disse "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei"!Então Vai "assistir o sol nascer, ver as águas dos rios correr, ouvir os pássaros cantar", Cartola... 

Claro que tenho um bizu especial para as meninas. Tá tensa, antes de uma operação ou de um treinamento com risco? Amiga... Não tem coisa melhor do que fazer sexo pra aliviar as tensões antes de partir para uma atividade dessas. Não sei se isso tem fundamento científico mas parece que uma boa transa lubrifica todas as suas articulações. Até as articulações mentais (kkk) por que a mente parece que fica mais limpa, tipo zerada! Aproveita! Lubrifica até o relacionamento! Chega. Parei.

Pra fechar deixo o exemplo de Gertrude Caroline Ederle, nadadora norte-americana, que depois de ganhar várias provas de longa distância, em sua primeira tentativa de cruzar o Canal da Mancha foi traída por uma onda que a deixou sem condições de continuar e reconheceu que precisava parar, após 8 longas horas de nado ininterruptas. Reconheceu que estava no seu limite, que ainda não seria daquela vez. Mas não desistiu. Continuou trinando e pegou o ritmo certo. Um ano depois, em 1926 ela foi lá e conseguiu sua travessia inédita. A garota só tinha 19 aninhos!

Então... É disso que eu tô falando!

36 comentários:

  1. Boa Tarde, querida amiga!
    Em primeiro lugar, gosto de pensar em suas postagens pois é uma pauta de vida para qualquer ser humnao...
    A vida humana tem nuances várias e algumas coisas tomam o sentido de 'bola de neve'...
    Procuro sempre revesar atividades no mesmo dia... além do que seja necessário como uma 'obrigação' de uma perofessora aposentada, claro!
    Tenho que caminhar, ir ao mercado, cuidar um pouco da casa (só a a gente sabe fazer do nosso jeito)... e outros...
    Ler, escrever, meditar, rezar...
    Bem, mas o descanso é urgente para não entrarmos no estresse... um bom relax ajuda demais a nos mantermos em forma até física, como você bem colocou... tudo se ajeita e não há um dia igual ao outro e o ânimo vai chegando e nos dando força de prosseguirmos em nossas atividades, com garra.
    Tenho, na família, alguns militares e, por isso, leio seu blog com carinho, viu? Já lhe disse isso uma vez.
    Durmo direto por seis horas (Antes era 8, com a idade vai diminuindo)... nem me levanto uma vez sequer e isso me basta. Além do que, posso retomar na metade do dia... se desejar, com calma.
    Como sou jubilada, tenho sempre férias (rs), mas independente disso, saio de 3 em 3 meses para ser mais feliz... dou voltas por aí a cada dia contemplando a natueza e tenho filhos para ir de vez em quando, morado em outras cidades distintas...
    Enfim, ler sua postagem é confirmar que tudo está perfeito como pontuou pois somos humanos e não máquinas e precisamos sim de descansar.
    Tenha dias venturosos e aconchegantes!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Professora Rosélia,

      É um prazer receber você aqui neste humilde blog, conhecer um pouco mais sobre sua realidade e que bom saber que você é uma professora aposentada bastante ativa.

      Espero chegar assim, também, na minha aposentadoria.

      (não repare nos erros de Português, professora...)

      Obrigada pelo carinho nas suas palavras.

      A gente vai se falando, ok?

      Excluir
    2. Querida, eu erro também é muito. Não leio nenhum blog vendo erros ortográficos ou outros. Seria uma pobreza de espírito imensa. Vou pelo conteúdo e pela pessoa em Si. Fique tranquila comigo. Sei que responde comentários e bom ver o retorno.
      Tenha uma noite abençoada!
      Bjm fraterno e carinhoso

      Excluir
    3. Esse nosso português é difícil mesmo.

      O prazer é meu de encontrar pessoas especiais com quem trocar ideias, isso tá ficando difícil no dia a dia de disputas e polarizações político-partidárias.

      Obrigada, querida.

      Será sempre bem-vinda!

      Excluir
  2. Olá amiga gosto de ver este olhar consciente sobre o ser humano com todas as suas fraquezas e potencialidades. Saber o limite, saber a hora de dar o tempo não é nada fácil mesmo, às vezes é preciso uma ajuda, um amigo. Seus três pontos aqui bem dissecados e ilustrados levam a receita milagrosa para se salvar. Que no findar do ano possa olhar para trás e ver que tudo valeu e que está viva e disposta para uma nova jornada.
    Gostei da abordagem.
    Paz e harmonia amiga.
    Beijo de paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Toninho, né não... não é fácil, mesmo não.

      Por isso que é bom abordar o tema. Galera vai no 220 e esquece que de vez em quando é bom recarregar as baterias.

      Pois é, e o ano de 2018 já está acabando. Passou rápido, não foi?

      Grande beijo, pra você, Toninho. Fique com Deus aí.

      Excluir
  3. E aí Moça, bom dia. Estou de serviço hoje e resolvi passar por aqui... saber se você ainda escrevia. Fico feliz em ver que o seu espaço continua sendo um sucesso. Aproveitei e divulguei para as policiais femininas aqui da Unidade. Abraços.
    Jordão - QSP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, quem tá aqui!!!

      Querido Jordain... kkk

      Rapaz, como você anda? Como tem passado nesse tempo todo aí?

      Muito boa essa surpresa tão especial.

      Beijão pra você.

      Excluir
    2. kkk... estou bem, tentando cumprir a nossa missão aqui na nossa querida Bahia. E você, como está? Quando aparece para comer uma acarajé..? kkkk

      Excluir
    3. Terra boa...

      Aqui, idem, tentando cumprir a missão...

      Qq hora dessas eu toco no seu ombro pra dizer, "bom dia, oficial"!

      kkkk

      Ps.: amo acarajééééé!

      Excluir
    4. kkkkkk... valeu.
      Fico no aguardo.
      Não suma não.

      Excluir
    5. Sumo não!

      Mas não descarte a possibilidade de estarmos na mesma cidade não, viu?
      : )

      Só pra constar.
      : )

      Excluir
    6. kkkkkkkkkkk... Eu nunca descartei esta possibilidade.

      Excluir
    7. Muito esperto esse garoto!
      : )

      Se brincar a gente até já se conhece...
      : D

      Excluir
    8. Eita!!!... kkkk
      Se já nos conhecemos, então você já sabe de alguma alteração minha por aqui... kkkk

      Excluir
    9. Será que eu tô sabendo?

      Casou!!! kkkkkk

      Excluir
  4. Boas dicas de vida. Obrigado. A gente se preocupa tanto em "viver" de maneira louca, que esquecemos de nos cuidar. Gostei!!!

    ResponderExcluir
  5. Antigonaaaa, como é bom aparecer aqui depois de tanto tempo e me deparar com um texto tão profundo e com um toque engraçado. Esse texto veio na hora certa, era o que eu precisava ouvir (ler). Saudades! Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E hoje é o dia das surpresaaaaaaasss!

      Obrigada, lindona!
      Pois é, viu aí... eu tirando onde de antigona, onde já civil...
      kkkkkkkk

      Que bom ter você aqui conosco novamente!
      Que bom que o texto serviu para algumas coisa.
      : )

      Um beijo, gatona!

      Excluir
  6. Olá menina
    Que bom ler este seu texto e fazer uma reflexão pois na maioria das vezes vamos num ritmo tão acelerado que esquecemo-nos que somos seres humanos imperfeitos e cheios de fragilidades e por isso mesmo precisamos de pausas para repor a vitalidade
    Beijos e um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gracita!

      É desse jeito, tem gente que se acha o "homem de ferro"... a "Mulher maravilha".

      "Hoje eu quero apenas uma pausa pra pensar".

      Um beijo!

      Excluir
  7. Olá, "menina" -rs!

    Tudo bem com você? Por aqui, tudo normal, se a chuva e o frio não estivessem fustigando tanto Portugal, mas enfim é outono.

    Pois, policial e não só. Todo o mundo deve descansar e não ir para além do limite das suas forças. Você nos indica, nos sugere outras medidas a tomar, para k nos sintamos bem, em equilíbrio, tais como sono, férias e para as moças/mulheres, bizu -rs. Bem, bizu acaba sendo para menina e menino, né?

    Seu post tem uma linguagem bem solta, leve e própria de brasileira, da Bahia, mais propriamente, segundo li. Foi mto agradável ler suas palavras.

    Qdo você quiser, apareça, pke há post e vídeo lá no blog ainda não comentados por você. Obrigada!

    Beijos e bfds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mainha!!!

      Você por aqui, minha rainha! Olhe, as baianas falam assim... kkkk

      Amo quando você vem me visitar aqui no blog!

      Eu não sabia que transar em Portugal tem o mesmo sentido que aqui... na Bahia... kkkk

      Mas é claro que já vou lá te visitar.

      Beijo, mainha!!!

      Excluir
  8. Oi, "minina"!

    Eu sei, pke tenho amigos baianos e conheço já o linguarejar deles-rs.

    Todos gostamos de visitar e comentar e agradeço sua vista e palavras cheias de humor, lá no meu blog.

    Eu passava por cá, de vez em qdo, mas o post era sempre o mesmo, o da Discrição, "Seja discreto/a" e eu pensava: a mocinha anda com mtos afazeres. Já li esse post e, de facto, nós não somos heróis, nem deveremos querer ser. Tudo tem um limite. Somos, sim, humanos com virtudes e defeitos, mas é preciso acariciar e dar uma olhada bem forte em nós e nos outros. Gostei do diálogo nos comentários, lá. Acho saudável e demonstra amizade e à vontade.

    Eu só posto uma vez por mês, por motivos profissionais e pke tenho k poupar minhas mãos, que já foram ambas operadas por Contraturas. Querida "minina" eu sempre coloquei um vídeo em autoplay, bem grandão, em meu blog, só k você já não se lembrava, portanto música ambiente e de fundo, relacionada com o poema, que lá está e que você se esqueceu de comentar. Foi -rs?
    Sua retina se fixou no vídeo e na minha foto na revista, feita em junho desse ano.

    Transar, esse verbo, não existe no Português de Portugal e mto menos no Dicionário de Língua Portuguesa, mas os portugueses já entendem vosso falar e já o adotaram, pontualmente, até. Aqui, mtas pessoas já dizem "oi", tudo bem, pra saudar, filhote, qdo se referem aos filhos e outras expressões, que têm aprendido com vocês. Utilizam tb o verbo parabenizar, qdo ele não existe no Português de Portugal, por exemplo. A Língua vai se enriquecendo, desse jeito, eu acho.

    Beijinhos, minina e obrigada por sua visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bahhh, mas que barbaridade, tchê!

      Agora que me dei conta de que estava te confundindo com uma outra blogueira muito querida... kkkk

      Desculpe! Mas de fato o blog dessa minha outra querida amiga era bem diferente do seu por isso me espantei com o que pensei ser uma nova "repaginada". E especialmente porque também nunca tinha visto fotos dela... fotos que na verdade não eram dela, porém, sua!!!

      Pronto, desvendado está o mistério.

      Verdade, o blog ficou um tempo (necessário) sem atualização... mas já voltei e aos poucos vamos voltando à normalidade.

      Eu acho que transar e polícia, provavelmente sejam as palavra que têm mais sinônimos (gírias, na verdade) em todos os idiomas. kkkk

      ; )

      Beijo, querida, desculpe novamente a confusão.



      Excluir
    2. Ah, tudo entendido, agora!
      E foi por essa confusão, que refere, que não comentou meu poema?

      Beijos, querida e tudo de bom!

      Excluir
  9. oieeee amiga puliça, descansar agora só depoisdo dia 2/12, mas, vez por outra eu burlo o meu calendário de estudo e sem culpa dou uma saidinha. estou na reta final e já chamando urubu de meu louro e já desgastada de sala de aula, estão apostando que vou sentir falta, eu já disse, chego na delegacia e levo um livro, vai que alguém quer uma aula...rsrs sqn, vou sentir falta das fofocas da sala dos profs, de alguns alunos. aliás, essa semana o 3 ano apresentou o projeto sobre crimes, feminicidio e intolerãncia religiosa, e fiquei orgulhosa menina, enfim, vou levar toda experiencia de entender o ser humano para puliça e vamos ver no que dá...
    sua arma tem algum apelido/
    bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida!!!

      Que bom saber que você tá aí firme e forte.
      Vai ser uma guinada 180 graus, né?

      Ela tem nome. kkkk
      "Isabela".

      A sua prova é dia 2/12 então?
      Tá chegando e você vai se sair bem.
      : )

      Beijo, querida!

      Excluir
  10. olá , boa noite... no caso de quem prefere mais liberdade, e não gosta muito de ambientes administrativos ( escritórios ,etc...) vc recomenda fazer PRF ou agente da PF? caso der pra responder no meu email: caarlosviniciuss@gmail.com Obrigado!!
    obs.: qlqr coisa eu vejo por aqui mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos Viníciuss!

      Seja bem-vindo!

      Bom, eu acho que o trabalho de PRF é 80 ou 90% plantão nas rodovias, né?

      E acho que o da Federal é mais diversificado. Especialmente nos primeiros anos, onde você provavelmente vai ficar lotado em área de fronteira.

      Talvez você poderia perguntar para esse blogueiro aqui: http://novopolicial.blogspot.com/

      Ele já foi PRF e agora é PF.

      Abração pra você!

      Excluir
  11. Oi, linda!

    Grata por sua vinda ao meu blog, tal como pela pergunta formulada, à qual já respondi lá.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  12. SE-QUI-ÇOUUUUU 😈🔥🔥🔥
    O que é isso, é de comer?! kkkkk
    Preciso, mas estou devendo nessa área, não por falta de vontade, jamé 😇
    Um dos seus melhores posts nos meus favoritos.
    Mentora, vamos ser amigas?! Mais que amigas, friends❣️ 👯‍♀️
    Vc me entende taaaanto...
    Já fui muito wonder woman....coisa de novinho (a), né?! Energia e hormônios a mil!
    Mas hj em dia, sou mais do time da sabedoria e de canalizar minhas energias para aquilo que importa de fato.
    Steve Jobs dizia que foco é saber dizer não, e ele não foi gênio a toa.
    Já assistiu a "Nasce uma Estrela"?!
    Filmaço, chorei co-pi-o-sa-men-te 😭
    Sexo é ótimo, mas eu precisava mesmo agora era de um amor daqueles de cinemaaaaa. 🎼💘


    ResponderExcluir
  13. Sério???

    Favoritou? Nacredito. Tava até com medo que lesse e brigasse comigo. kkkkk

    Sério...
    Ah, mas é claro, né? Para o sexo ser bom tem que ter um amor verdadeiro!

    Quero assistir, indicação sua só pode ser top!

    (Tô até aliviada...)

    : D

    ResponderExcluir

Confissões