sábado, 7 de janeiro de 2017

Meninas que dormem no banheiro.

Resultado de imagem para rookie blue vestiário

Uma das coisas que mais me deixavam curiosa neste novo local de trabalho, era ver como as meninas daqui atuavam. Eu queria muito saber como elas resolvem coisas que até hoje não resolvi. Não tinha nenhuma instrutora no curso, o que é uma pena, porque elas sempre dão uns bizus para o público feminino. Sim, já tinha visto algumas dessas meninas operando, mas foi sempre de longe, no máximo um olá, ou minutos rápidos daquela conversa formal de quem se respeita e se analisa mutuamente.

Na verdade só fui apresentada ao segmento feminino, informal e acidentalmente no banheiro das meninas. Foi meio traumático, pra falar a verdade. Neste "posto", nós não temos o que se pode chamar de alojamento para repouso. Nos banheiros temos aqueles armários individuais e alguns sofás. Entrei nesse toilete feminino, acendi a luz e bingo... Tinha umas quatro meninas descansando lá, na hora do almoço. Dormindo, né? 

Lembrei-me da aula de bombas e explosivos quando o professor dizia "não acendam a luz quando entrarem num ambiente com suspeita de bombas". Hihihi... Tudo bem, não foi nada, mas sabe? E essa foi minha breve introdução. 

Lembro-me que uma delas, que nem é tãããão antiga assim, estava com uma cara meio grogue de tanto sono. A outra me olhou como quem diz "quem é esta que perturba?". Era eu me explicando, "Desculpa gente, não, era nada não. volto depois"  e blé. Fugi.

Mas isso aconteceu tão logo cheguei aqui. Como eu havia dito, o blog tá atrasado e inclusive, nosso aniversário passou sem postagem especial no ano passado. Pretendo me redimir.

Mas voltando ao assunto, ainda estou procurando por alguma marca de estilo que a experiência delas tenha trazido para nossa atividade. Quero muito aprender algo delas que eu leve comigo depois que eu sair daqui. E que seja exclusivo, porque isso aqui é uma experiência única! Sei lá se estou ficando exigente demais. Simplesmente me recuso a aceitar que a doutrina seja tão masculina assim.

Até o presente momento a única coisa que eu sei, é que as meninas aqui dormem no banheiro e dormem mesmo. Agora, por mais que eu me mate o dia inteiro e esteja exausta na cama por volta de 20 horas quase todos os dias. Eu não vou dormir assim no banheiro, gente. Ou seja, algo me diz que trarei um certo desconforto iluminista ao ambiente. Fiat lux! 

48 comentários:

  1. Experiências...

    E um universo tão incrível a desbravar.



    Que bom vê-la escrever.

    ;)

    Spartanski

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Spartanski!

      Que bom ver você aqui, zero um!

      : )

      Excluir
    2. Spartanski: "oras... eu sempre sou a zero-um"
      ...

      kkkk

      Excluir
  2. Feliz Ano Novo Novinha!

    Quando li "Entrei nesse toilete feminino, acendi a luz e bingo..." Pensei outras coisas, rsrs.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensou o que, menino?

      kkkkk

      Obrigada! Feliz Ano Novo pra você também.

      Rapaz... que coisa essas rebeliões, hã?

      Que situação.

      Excluir
    2. Pergunta: "Pensou o que, menino?"
      Resposta: "Deixa a imaginação fluir Novinha..."




      Novinha: "Rapaz... que coisa essas rebeliões, hã?"

      Comentário: Rebeliões são o resultado de várias variáveis. A principal delas, penso eu, é que os presos são bandidos que matam por matar (prazer) ou pra demostrar o "poder de sua facção", etc. Não estão presos à toa e a qualquer momento podem querer inicia uma rebelião Novinha. Atenção em modo full. (Principalmente com o "presos de confiança" que infelizmente 'existem' - pra mim não).

      A terceirização do trabalho do Agente Penitenciário é uma alternativa rápida do Estado para atenuar o deficit
      de Agentes nas Unidades. Concurso Público está cada vez mais difícil e esbarra, muitas vezes, na burocracia e politicagem o que acaba agravando a situação.

      Embora muitos (a graaaaaaande maioria) dos Agentes, sejam efetivos ou terceirizados, atuam com lealdade, responsabilidade, profissionalismo, etc. há alguns (sebosos) que se corrompem e acabam alimentando esses bandidos e manchando a Instituição.

      A Corrupção tem em todos os seguimentos e nessas Instituições de Segurança o resultado é devastador por causa desses sebosos.

      O estado acordou por causa do caos no Sistema Penitenciário. Obviamente que há monitoramento sobre isso pelas Secretaria de Gestão Penitenciária e até a Polícia Federal tem alertado sobre as possíveis rebeliões em alguns presídios, mas só depois que entra em colapso é que dado a devida atenção para tentar remediar.

      Falando em Polícia Federal, há o alerta desde longa data da falta de segurança nas fronteiras.

      O tema é longo...

      Bom dia Novinha!

      Excluir
    3. Oi Tipão,

      É verdade. Em todo canto tem gente que não presta. Cara, triste isso. Temos que tomar cuidado.

      Te cuida, parceirinho.

      Dá mole, não.

      Olha, a Futura_ foi tua colega!!! Mas agora está na PC.

      : *

      Um beijo pra ti.

      Excluir
    4. Oi Novinha...
      Oi Tipão...

      Já que a Novinha me citou, vou adentrar no assunto e, dizer que sabemos que nos presídios estaduais, infelizmente, a corrupção acontece sim, porém, acredito que mais prejudicial que a corrupção, é o fato de que o ESTADO não dá condições e estrutura, para os agentes penitenciários desempenharem o seu trabalho com mais perfeição. Basta observar os presídios federais a diferença é exorbitante...

      Esse fim de semana foi a vez do Presídio Alcaçuz, no RN, virar!!! Briga entre facções criminosas, Sindicato do Crime X PCC. Estão contabilizando os corpos.

      Futura_

      Excluir
    5. Oi querida!

      Esse problema dos presídios brasileiros está tendo uma repercussão muito grande lá fora.

      Vamos ver ser a partir daí alguma coisa melhora.

      Futura, citei "seu nome" porque tem pouco tempo que o Tipão entrou nessa área. Às vezes a gente precisa conversar com outras pessoas mais experientes.

      Ter tido essa experiência antes de entrar na civil te ajudou de alguma forma?

      Tinha uma colega minha de curso de formação que trabalhou num presídio estadual. Eu olhava pra ela como alguém que já tinha um longo caminho andado da mesma forma que aqueles colegas que já tinham experiências em outras polícias. Mas não trabalhei com nenhum deles na minha primeira lotação.

      Beijo, lindona!

      Excluir
    6. Oi Novinha...
      Oi Futura_ ...

      Realmente condições e estrutura é um outro ponto chave e se comparar com os presídios federais a diferença é exorbitante certamente.

      Sou leigo no assunto. Fiz o curso de formação e o estágio supervisionado - ainda não fui efetivado (sou excedente esperando a nomeação). Contudo, pelo que vi ainda falta muita coisa, mas o estado está empenhado e já há mudanças significativas principalmente na capital.

      Enquanto não me chamam o que me resta é estudar e continuar o trabalho.

      Beijos para vocês.

      Tenham uma ótima semana!

      Excluir
    7. Estão dizendo que há quatro poderes:

      Legislativo, Executivo, Judiciário e o Penitenciário...

      : (

      Isso ainda vai render muito debate, espero que surta algum efeito e rápido.

      : *
      Beijos pra vocês, meninos!

      Excluir
    8. Novinha, fico feliz qnd vc me chama p algum debate...

      Relendo minha colocação, preciso explicar q n acho q a corrupção seja algo normal, é abominável, em qq ambiente, porém temos total consciência de q ela existe nos presídios estaduais (e em outras instituições). Há solução? Talvez, após um longo e árduo trabalho educacional de conscientização... a sociedade mude!!!

      Em relação a realidade do presídios estatuais, as condições e estruturas de trabalho, dos presídios federais, são coisas de primeiro mundo. Outro ponto q acho bem interessante é o fato dos agentes, em sua grande maioria, serem de outros estados, e os presos tb... Mts vezes, nos presídios estaduais, os agentes cresceram juntos c alguns de seus presos... Em regra, os presos conseguem conhecer bem a vida dos agentes, sem mt esforços, e de certa forma isso é mt prejudicial. (O q n significa q agentes federais estejam imunes a isso...)

      O fato é q mt coisa precisa ser mudada, não dá p continuar cm está, n se cabe mais espetáculos nesse grande teatro!

      Acredito q a experiência, no cargo anterior, me ajudou e mt até aqui...

      Novinha, por aqui passamos por imensas mudanças... atualmente, estou residindo aqui no RN...

      Bjs.

      Futura_

      Excluir
    9. Oi Futuraaaaaaaaa!

      E eu fico feliz SEMPRE que você vem aqui. Agora mesmo eu acordei e tava me sentindo sozinha... Todo mundo dormindo e eu aqui na Internet. Ainda bem que encontrei um comentário seu aqui para responder. Salvou o meu período de insônia!

      Então. Foi como imaginei. As experiências anteriores contribuem muito na vida policial. E olha que pra eu dizer isso é realmente incrível, já que eu morria de raiva quando os antigões me diziam isso...

      Beijo querida.

      Apareça mais vezes!

      Excluir
  3. Nova, acho que você vai dormir no banheiro. hahaahha
    Trabalhei em uma empresa que o pessoal dormia na sala de jogos após o almoço, mas no horário desse. Nos sofás tbm. Eu sempre ia para jogar truco com os colegas e pensava: nunca vou conseguir dormir assim.
    Com o tempo os sofás foram ficando mais atrativos. Até que um dia tive que ser acordado para não perder a hora de voltar à labuta.
    hahahaha
    Brincadeiras a parte, fico curioso para saber que curso é esse que você está fazendo. Ah, e estou feliz demais na DRE. Espero que dure.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não e não. Eu durmo na van do trabalho, confesso. Mas no banheiro eu xamás dormirei.

      Os sofás... mais atrativos. kkkk
      Mas você tem muita cara de dorminhoco, viu?

      : )

      Humm, DRE, Vou lá no seu blog, saber das novidades...

      Beijo!


      O curso já acabou.

      Excluir
    2. Sabe que eu to evitando escrever sobre as atividades aqui do setor... estou esperando pelo menos passar um tempo dos ocorridos para escrever, pq não consigo fugir dos detalhes como vc faz nos seus textos. Se eu escrever imediatamente assim que acontecer os fatos, pode dar zebra... eu acho.
      Viu lá o ripster... o cara tá respondendo só porque foi na fátima bernardes e falou que estava no avião com o cunha ...
      Acho que se ele fosse delta, teriam feito uma estátua pra ele aqui na PF. Triste isso.
      Beijos.
      ps.: Eu sou bom de cama, viu. Durmo mesmo!!

      Excluir
    3. Quero te fazer um convite! Por favor! Fale comigo em CONTATO@SAGAPOLICIAL.COM

      Excluir
    4. Os caras da Saga Policial estão aquiiiiiii!!! Oi gente!!! Sejam bem-vindos!!!

      Céus!!! Um conviteeeeee!!! Qual???

      : )

      Viu, eu tô falando com vocês!
      : )

      PS.: Se alguém entrar em contato com vocês dizendo que sou eu. Não acreditem! Eu não entro em contato com leitores. Desculpem é a política de segurança do blog.

      : *

      Excluir
    5. Olá APF do Norte!!!

      Faz muito bem!

      Eu acho ele um gato!
      ; )

      Mas que é complicado, é...

      Excluir
    6. kkkkk

      Somos iguais a você! Ou melhor, somos da mesma vibe!

      Blz então...sucesso!!

      Excluir
    7. Tamo junto, Saga!

      Abraço pra vocês, meus brothers!!!

      U-huuuuu!!!

      Os caras do Saga vieram aqui!
      kkkk

      Valeu!

      Excluir
  4. Répi Nú Iear.... Sabe, eu num entro em banhêro iscuiro nem cá vaca mie.... kkkkk "olhaaaa a bommmmmmba.... rsrsrs bjo moça da lei....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Xipan...

      Faz bem também. Imagina dormir... no banheiro, cara...

      Não.
      : D

      Beijo Xipan!

      Excluir
  5. Olá, quanto tempo não venho aqui... irei reservar um momento para me atualizar. Saudades dos textos e dos comentários. Tenho novidades! Um forte abraço e feliz 2017!!

    Doce Acida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida!

      De fato! Há muito tempo não recebo visitas suas!

      VAmos, conte-me todas essas suas novidades. Conta, conta, contaaaaaaa!

      Obrigada, feliz 2017 pra você também!!!

      Excluir
  6. Feliz ano novo!!!
    Saudades Novinha!!!

    " Simplesmente me recuso a aceitar que a doutrina seja tão masculina assim."
    DUAS!!!

    Futura_
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Futura,

      Que alegria ver você por aqui novamente! Tava com saudades.

      Então... parece que é assim, mesmo. Mulheres não fazem muita doutrina na polícia, né?

      : (

      Por que, né?

      Excluir
  7. Oiê... moça, descobri seu blog recentemente, vc é pc ou pm? Tenho interesse no próximo concurso da pm aqui da bahia. Mas queria saber de alguém da área, sobre carga horária, depois de formado dá pra conseguir trabalhar só á noite? no caso de querer conciliar com faculdade, pq tenho lido algumas coisas dando a entender que trabalhar a noite logo de cara não dá. ;( é sério?
    E essa questão de por as mulheres no adm e não na rua, até que ponto podemos escolher... diz aí. Sei nada desse mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida,

      Booooom diaaaa!!! Seja bem-vindaaaaa!

      Olha só, essa guria aqui poderá de responder melhor que eu. O nome dela é Isabella e você a encontra aqui.

      http://serpmba.blogspot.com.br/

      Um beeeeijo!

      Excluir
  8. A Nova escreve bem. Refletimos muito de nós mesmos em nossa escrita. Ela percebe muito bem as pessoas e os ambientes em que transita. é uma mulher 'conversadeira', curiosa, interage com o ambiente e com ela mesma.
    Nesse post percebi *como* você interage com as pessoas, o que a motiva; é a *consideração* que a move: *considerando* que as pessoas é que fazem um ambiente, *considerando* que se comunicar com pessoas é vital, e que tratá-as com *consideração* elevamos o nível de relação, chega-se a um resultado mais do que positivo que nos ajuda a caminhar com mais desenvoltura.

    Considerar uma situação é levá-la em conta, considerar uma pessoa é dedicar uma atenção amistosa e respeitosa, é saber que ela tão é importante quanto achamos que somos, independente do que ela faça; isso desenvolve uma relação de confiança e amizade.

    Tudo é tão rico em você que a gente se enriquece ao tentarmos descrever o porque gostamos de você.
    De maneira mais simples ou mais rebuscada todos fazemos isso aqui: declaramos nosso amor, e/ou admiração, e/ou amizade por você. Eu citei o amor pois ele engloba tudo isso.

    Abração, brodinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvããããããaaaaaaoooooooo!

      Que isso, moço?

      Quer me matar do coração?
      : )

      Amei!
      : *

      Excluir
    2. Que nada, você tem um invejável preparo físico e, eu gosto de te afagar.. Rsrs!!
      Para se escrever assim a gente tem que estar atento a Quem Realmente a Gente É. Levo isso meio à sério! Então, se eu sei ou me esforço um mínimo para saber Quem Realmente Eu Sou, fica fácil saber (de uma maneira 'superficial'), Quem Você É. Isso é possível pois Todos Somos Um.
      O conceitos acima são, digamos, 'espirituais', mas não se pode negar que são efetivos para se entender os outros.

      Muitas vezes falo de você da maneira como a percebo, porque? Porque eu, agindo como um seu espelho, a ajudo a compreender-se mais facilmente. Gosto muito quando me ajudam desta maneira; a gente começa a se ver com outros olhos, e corrige o rumo caso seja necessário. Claro que a gente se entrega à este exercício com pessoas que podem entender e aceitar o que lhes é dito, senão corremos o risco de apanhar caso não haja muitas coisas boas para se dizer. Rsrsrs!!!!
      No seu caso fico de boas, você é uma pessoa evoluída em todos os sentidos. Se há algum problema que enfrenta em sua vida, é, talvez, por não estar vendo uma determinada situação por uma perspectiva mais, digamos, realista (mas não acredito muito nesta possibilidade, creio que vc faz um bom trabalho, quase que naturalmente, de auto conhecimento). Você deveria dar uma olhadinha de vez em quando no perfil do Face, irá se divertir, se informar e ler algumas coisas interessantes que transcrevo. Não é nada de especial, mas tem umas coisas legais...

      Seu blog está indo na direção certa, o rumo é acertado e você o tem mantido da forma correta: expressa suas impressões de maneira inteligente e sem ranços, mais do que nos ajudar a entender o mecanismo que movimenta o mundo policial ele nos ajuda a entender as pessoas que fazem parte dele, suas nuances. Faz a gente se perguntar como nos comportaríamos se estivéssemos em seu lugar, e nessas a gente sai ganhando em auto conhecimento (de novo essa palavra), que é a MELHOR ferramenta que dispomos para evoluirmos.

      Como vê, você vale ouro!!!!! Ahahaha!!!!
      Só largo de você se você me dispensar, e mesmo assim tem que ser por escrito e reconhecido em cartório. Rêrêrê!!!

      Mas não se preocupe, faço tudo isso com carinho e de alma lavada, sem segundas intenções. Acho que dentro de uma amizade tem que haver estes tipos de declarações, a gente fica perto, se sente mais perto, e faz da amizade uma celebração. Não quero que pense que eu fico esmiuçando seu texto para escrever coisas bonitas e/ou impressioná-la, normalmente leio você, abro mi corazón, e mando ver!! Aí, dá no que dá... De uma ceta forma, faço o que você faz.
      Espero que esteja tudo bem com você, con su hijito e con su mamá; e com seu amor também, mas este assunto sempre é mais complicado (costuma ser para todo mundo, menos para mim, 'infelizmente', que não tenho ninguém que me faz esquentar a cabeça, só eu mesmo. Rs!

      Já te aluguei bastante. Interessante este post que, como todos, abre possibilidades de possíveis desdobramentos.

      Um beso, minha florinha do campo.

      Excluir
    3. Vixi! Não esperava que fosse escrever tanto. Tudo bem, agora já foi!
      :D

      Excluir
    4. Mas que beleza!

      "Florzinha do Campo"

      kkkk

      Por essa eu não esperava, mas gostei também.

      Estamos todos muy bien, acá... gracias!

      Vivendo um dia de cada vez.

      Sobre o Facebook, sim... qq hora aparecemos por lá.

      E você?
      Tá viajando muito?
      Paparicando a filhota, mesmo que de longe?
      E o trampo como você tá enfrentando essa crise aí?

      Obrigada pelo carinho, Sylvão. Você alegra o meu dia!

      Excluir
  9. Nem tanto, viu?

    A leitura dos seus comentário é tão boa que a gente sempre fica querendo mais...

    : *

    ResponderExcluir
  10. Como sempre, toda vez que venho aqui (desde há muito), a imaginação vai longe desenhando as situações que você relata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Mamede!

      Toda vez que você vem é uma alegria. O que andas fazendo, moço?

      : )

      Um beijooo!

      Excluir
    2. A alegria é minha, que aprendo sempre aqui! O que ando fazendo? Suspense.....

      Mentira, estou me preparando para Delta PF!!!

      Beijo em você!

      Excluir
    3. Olha! Muito bom!

      E será que sai ainda esse ano?

      Excluir
    4. Ah, acredito que se sair este ano será somente no final viu... Ou então no início do ano seguinte.

      Excluir
    5. É um bom palpite. E uma boa ideia começar a estudar com antecedência, né?

      Tem quanto tempo que você tá estudando?

      Excluir
    6. Sim, deixar para estudar apenas depois do edital não é uma boa ideia.

      Já estou nessa há um tempinho... (no de agente em 2012 eu fui aprovado, mas fiquei em excedente; no de 2015 para agente eu estava em 33° quando fui pra física, mas caí na corrida). Eu só paro quando estiver lá dentro!!!!

      Excluir
    7. Nossa, Mamede!

      O que houve nessa corrida? Tropeçou ou te tropeçaram?

      Se machucou?

      Excluir
    8. Não!!! Quando eu disse que caí na corrida, quis dizer que fiquei nela. Na verdade, quando eu estava começando a sexta volta a fiscal gritou "você está na quinta volta".

      Tudo bem que ela quis dizer "você acabou a quinta volta completa", mas na hora do sufoco ali eu entendi que estava iniciando a quinta ainda, e bateu o desespero. Fui correndo descompassado e quando bateu o sinal sonoro, terminei a prova faltando apenas 270 metros para a marca que eu precisava!

      Chorei demais, confesso... Mas Deus sabe o que fez e aquela não devia ser a minha hora ainda...

      Excluir
    9. Ficou com alguém durante a corrida???
      kkk

      Brincadeira. Agora entendi.

      Mas é assim, mesmo Mamede. Tem que ser com emoção. E tem que ter história pra contar. Além disso... quando mais difícil mais saborosa é a vitória!

      : )

      Como foi sua semana de estudos?

      Um grande beijo!

      Excluir
  11. E aeeêêê.. Novinha, tudo bem?

    Saudades daqui ; /

    Parabéns nova, ta trabalhando num novo setor, legal, fico feliz por vc, o engraçado é que você não tinha muita fé que seria chamada para trabalhar nesse novo setor, e como seus textos são muito profundos, seus posts antigos me fizeram pensar isso também kkkk.. o jeito que vc escrevi me deixa viajando como se eu estivesse realmente nas entrelinhas dos seus textos..

    Nova um BJÃÃOOO, gosto de estar por aqui!!

    ; )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha não, F3llype...

      Acordei de madrugada, agora a pouco, sem sono e resolvi vir aqui. Que alegria saber que tinha comentário aqui pra eu responder.

      Nossa, a companhia de vocês nessa jornada é uma coisa muito especial.

      : )

      Obrigada!

      Grande beijo pra você!

      Excluir

Confissões