sábado, 6 de janeiro de 2018

Dica número 2 - Mens sana in corpore sano.

Policial precisa investir em conhecimento.


Após discutirmos sobre a importância de um "corpore sano", precisamos investir também numa "mens sana" e fechar esse combo. Afinal, não queremos que os coleguinhas pensem que você é apenas um corpinho bonito, não é mesmo?

Sério que você achou que não precisaria mais estudar na vida, após aprovado no concurso? Sabia que algumas polícias exigem que seus policiais façam cursos inclusive para promoção na carreira? É... Quase uma tortura aquele de "suprimento de fundos", verdade, mas não é disso que estou falando.

Quando você realmente entrar para a polícia (lembrando que "tornar-se policial" é uma coisa, tornar-se um servidor público, é outra bem diferente), você vai sofrer um bombardeio de novas ideias e concepções. Para que esse processo de mudanças seja saudável, titia recomenda que você faça ótimos cursos, leia bons livros, investigue "por que isso é assim?", questione as idéias dos professores (depois do CFP, pode!). Estude. Eventualmente, você vai precisar defender seus pontos de vista perante outros colegas policiais, colaboradores, servidores de outros órgãos, cidadãos, autoridades. Esteja preparado. Pare de fazer as coisas no automático, andando no fluxo da multidão e pense. Conheça a legislação afeta ao seu trabalho. Considere suas vulnerabilidades. Confronte suas práticas. Clique nas abas ocultas. E se você discorda, sei lá eu de quê, tá tudo certo, mas discorda por que? Você realmente sabe onde estão fundamentados os teus parâmetros de certo e errado? Espero que não seja nas listas de dicas dos blogs da Internet! Você precisa avaliar constantemente as premissas que te levaram a adotar estes padrões e, então, tirar suas próprias conclusões, porque, se não fizer isso, você vai virar um mero papagaio repetidor das frases idiotas que se ouve por aí.

É bem provável que você passe no mínimo uns cinco anos na sua primeira lotação, concorda? Você pode passar todos esses anos jogando World of Warcraft nas horas vagas, pra que o tempo passe logo, ou talvez possa construir algo mais inteligente e sólido pra levar contigo dessa experiência. Conheça a região onde você trabalha e explore o que essa vivência tem a te oferecer. E então, trace clara e objetivamente seus percursos de curto, médio e longo prazos, porque existe vida após o estágio probatório! Já pensou que talvez este seja o momento mais que oportuno para aprender um novo idioma, uma nova cultura! Tente ver as coisas de um modo diferente.

Já pensou que em cinco anos, você pode fazer outra graduação, um mestrado, um doutorado.  Sabia que tem novinho fazendo pós-graduação na Academia? Sabia que tem novinho publicando pesquisas científicas baseadas em dados do trabalho policial? Sabia que enquanto você reclama da distância, do descaso, da diferença, tem gente fazendo excelentes cursos policiais (e novos amigos!) que só são oferecidos aí na sua região? Sabia que grupos de operações especiais estrangeiros vêm fazer cursos no Brasil para dominar artes e técnicas que o PM da sua região aprendeu na infância?

Reflitam, porque na pior das hipóteses você vai se tornar uma pessoa muito mais interessante.

Para as meninas, é claro que tenho um bizu especial. Não é por acaso, amiga, que o curso de formação é de quase um semestre em regime semi-aberto, longe do seu habitat natural. "Mais alguém aí foi crucificada pela sociedade por se ausentar do ninho tanto tempo?" Então... sugiro que você avalie bem as oportunidades de crescimento que a polícia pode te oferecer, e selecione aquelas que realmente merecem sua atenção e o preço que está disposta a pagar por isso. Daí, converse com seu namorado ou marido (na verdade deveríamos ter feito isso antes mesmo de começar a estudar para o concurso, não é mesmo?). E decidam juntos como vai ser isso de viajar a serviço, trabalhar até tarde ou em regime de plantão, fazer cursos fora, continuar estudando, enfim... organize essa parte antes, ajuste esses ponteiros com antecedência, pra evitar muito estresse, crises e confusões desnecessárias quando as oportunidades profissionais baterem na sua porta. E vão bater! Caso você tenha filho pequeno, amiga, é imprescindível que vocês montem um "staff" de confiança pra dar apoio quando você precisar. Super invista nisso, pois mãezinhas policiais precisam ter Plano Alfa, Plano Bravo, Plano Charlie... sempre! Levem em consideração tudo isso antes de montar sua estratégia de escolha de lotação e divirta-se! Não estou dizendo de jeito nenhum que você precisa abrir mão disso ou daquilo, meu ponto é apenas sugerir que você decida conscientemente e conviva bem com suas decisões. Porque, sério, ser mulher na polícia é buscar constantemente um tal de equilíbrio entre a culpa por ter saído e o arrependimento por ter ficado.

Pra fechar, leia e deixe-se inspirar por este trechinho do relato de vida da PhD brasileira, negra, filha de uma empregada doméstica e de um profissional de curtume, a qual, após vários episódios de superação, conquistou um convite para fazer o seu pós-doutorado na Universidade de Harvard, nos EUA, e mesmo com todo o preconceito ja´conquistou 56 prêmios na carreira.

"...minha mãe me levava com ela para o trabalho. Ela aproveitou que tinham jornais na casa da patroa e me ensinou a ler para eu ficar mais quieta. Tinha quatro anos e ficava o dia todo lendo. (...) um dia, a diretora da escola Sesi foi visitar a dona da casa e perguntou se eu estava vendo as fotos do jornal. Respondi que estava lendo. Ela se surpreendeu, me pediu para ler um pedaço e eu li perfeitamente. Coincidentemente, era começo de fevereiro e ela sugeriu, que eu fosse uns dias na escola. Se eu conseguisse acompanhar, a vaga seria minha. Deu certo e com 14 anos eu já terminava o ensino médio. (...) As armas mais poderosas que temos para vencer na vida são a educação e o estudo". 

Aplaudo de pé a sua história de vida, Doutora Joana D'Arc. Olha bem o nome da guerreira!!! E parabéns, também, para a incrível sabedoria iluminada da sua mãezinha que soube aproveitar os jornais da casa da patroa para te ensinar a ler. Uma belíssima e inspiradora parceria entre mãe e filha.

Aí... é disso que eu tô falando!

138 comentários:

  1. Parabéns a todas elas por serem mulheres e guerreiras!
    ...
    Ontem mostrei um belíssimo conjunto megalítico:
    https://crocheteandomomentos.blogspot.pt/2018/01/conjunto-escultorico-megalitico.html
    Hoje … e para comemorar o Dia de Reis … uma partilha gostosa:
    https://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2018/01/bolo-rei.html
    Especialmente para si … um belo de um fim de semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gracinha!

      Opa, com certeza será uma postagem muito interessante!

      Um excelente final de semana para você também, querida!

      Beijooo!

      Excluir
  2. Parabéns sempre por tudo
    Passando para deixar um abraço,que
    2018 seja de boas amizades bjusss
    com meu carinho
    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ritinha!

      Amém! Amizades verdadeiras e duradouras para todos nós.

      Um beijo, querida!

      Excluir
  3. Oi querida,
    Parabéns, você merece.
    Me vi nos seu escritos: fui adotada por uma cozinheira casada um lixeiro: era terrível desde pequena, inteligente, sempre estudei com bolsas.
    Tenho 70 anos e naquele tempo, alguns professores batiam nos alunos e os separavam por cor.
    Uma vez uma quis me dar uma reguada, abaixei a cabeça pegou noutra, corri pulei o muro que tinha uma grade enorme e fui chamar meu pai(lixeiro). Ele chegou na escola e queria bater na professora e dizia : eu nunca bati, por que ela quis bater. Ali mesmo na diretoria se acertaram.
    Noutro dia a professora me disse: se quiser mudar de fileira, pode e eu respondi. Quando se é inteligente até na favela aprende.
    A vida toda sempre briguei pelos meus direitos e nunca fui reprovada nos quinze concursos que fiz. Tenho duas carteiras profissionais recheada, aí parei.
    Era fogo! Mas com um enorme coração.
    Beijos
    Lua Singular
    Aquelas postagens que retiro os comentários são direcionadas, Capito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é???

      15 concursos???

      Recorde absoluto em aprovações!!!
      : )

      Tá vendo... ser policial é muito mais que ter um corpinho bonito... kkkkk

      Gosto de saber que você tem um coração grande!

      (Bem que eu imaginei... a cada dia vou descobrindo segredos do seu blog!)

      Um beijo, sua linda!

      Excluir
    2. Oi linda.
      Criei até fórmula e deixei de presente ao meu chefe quando saí da Prefeitura de Santo André para a outra que pagava mais em São Bernardo, depois fiquei viúva, aquele nhaca fumava e jogava demais eu tinha 37 anos e filho adotivo com 2 anos. Vendi tudo e fui para o interior. Recomecei e casei cm um garanhão e fiz muitos concursos, mesmo trabalhando...Agora aposentada, eu também faço e deixo a molecada pra trás: gosto de física, matemática, português( que já ensinei aos meus alunos quando começou a vigorar a nova ortografia).
      Agora estou dodói, mas adoro cozinhar, enfeitar pratos e é só isso que faço, o resto meu marido faz e sua irmã, fico no computador.
      Beijos no coração
      Lua Singular

      Excluir
    3. Oi Lua!

      Você tem saudades dos tempos em que trabalhava muito?
      : )

      Excluir
  4. Respostas
    1. Grande Larissa!

      Obrigada! Espero que lhe tenha sido útil.

      Um beijo!

      Excluir
  5. Mente sã em corpo são!! Nada melhor. Gostei do texto!!

    Beijo. Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Cidália!

      Muito obrigada por sua visita e comentário.

      Um ótimo final de semana pra você também!

      Excluir
  6. Nós mulheres temos uma força inigualável!
    Muito obrigada pela visita, volte sempre!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa!

      Você escreve muito bem e sempre vou por lá, me inspirar nos seus textos.

      ; )

      Te desejo muita força e muita fé!

      Excluir
  7. Pois é. Polícia sofre!...
    Este Post é um tratado de sobrevivência na profissão; deveria se obrigatória a sua distribuição no acto de ingresso. Talvez muita gente se tornasse... humana.


    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir
  8. Oi Sol!

    Obrigada por suas gentis palavras.

    As pessoas estão menos humanas, na nossa geração. Triste isso.

    ResponderExcluir
  9. Olá, lindona!
    Acabei de deixar um comentário na postagem anterior “mente sã, corpo são”
    "As armas mais poderosas que temos para vencer na vida são a educação e o estudo".
    Joana D'Arc Félix de Souza
    Amei, bela lição para todos nós! Sem educação e estudos não chegamos a lugar nenhum, os livros são grandes companhias.
    Você é guerreira Mulher na Polícia, parabéns pela profissão e por vc sempre compartilhar conosco suas experiências e dicas!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa!

      Sim, eu já vi. E também já te respondi, lá. Obrigada!

      No nome da Doutora Joana D'Arc inseri um link pra que as pessoas interessadas possam conhecê-la melhor.

      Obrigada por sua amável visita e comentário, Andréa. Pra mim é um prazer enorme ter você aqui e trocar umas figurinhas de vez em quando.

      Um beijo, querida!

      Excluir
  10. Olá, amiga, fui descendo seu texto e aplaudindo, tudo certo, com garra, vontade, meta e foco se vence, sim! Nada é fácil em se tratando de Brasil. Gostei muito, também, da história de Joana D'Arc Félix de Souza, fui ao seu blog conhecê-la.
    Parabéns pelo seu belo texto, está coberta de razão.
    Beijo pra você, um 2018 feliz, bem mais do que 2017, que já foi um ano terrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taís,

      Muito obrigada!

      A propósito, o outro blog não é meu... é que a matéria original do Uol pedia uma assinatura de vez em quando. Daí linkei logo naquele blog que não tinha aborrecimentos.

      Gostei de 2017, foi um ano bom. Agora 2015 eu tento esquecer.

      Obrigada por seu gentil comentário, querida.

      Um beijo!

      Excluir
  11. Bom dia... gostei de tudo o me foi dado ler... está ai o resultado prático do dito: "o saber não ocupa lugar". Na verdade a formação nunca nunca deve acabar, seja em que ocupação for. A leitura e sempre importante, desde tenra idade e pela vida fora, seja qual for a ocupação seguida.
    Parabéns!...
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabia que o senhor iria gostar dessa postagem Seu Daniel!!! kkkk

      Sim, concordo com o senhor que a formação nunca deve acabar. É um privilégio poder aprender algo novo a cada dia... seja qual for a ocupação seguidas!

      Obrigada pela visita e pelo comentário, seu Daniel!

      Um beijo para o senhor, com muito carinho, viu?

      Excluir
  12. Devemos sempre nos manter informados e procurar se atualizar no meio da profissão, odeio essa ideia de que só pq a pessoa já tem um trabalho que ela queria signifique que ela não precisa mais estudar para ser melhor
    Beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Que texto fantástico. Aplaudo de pé. A informação que temos e devemos procurar tem se ser visto como uma valorização pessoal.
    .
    Quer ler?: * Teu Sorriso ... Minha Doce Inspiração *
    .
    Deixando cumprimentos
    Bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu e Da Vinci pensamos que

      "Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes".

      ; )

      Obrigada Gil!

      Excluir
  14. Oi... Vim retribuir sua visita por lá, obrigada.
    Um texto muito bom p refletir e se posicionar profissionalmente ou mesmo em outras atividades. Na vida precisamos sempre estar "antenados", c disposição de aprendizes. Reciclar e aperfeiçoar fazem parte de um bom crescimento...
    Abçs e boa semana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anete!

      No entanto, a gente quer ver crescer sem plantar, adubar, podar...

      Aí fica um pouco difícil, né?

      Um beijo, querida! Ótima semana pra você também.

      Excluir
  15. Oi Isy!

    Obrigada, muitas alegrias nessa nova semana, pra você.

    : *

    ResponderExcluir
  16. Olá mulher querida

    Ótimo texto ! Para quem gosta de estudar funciona bem, caso contrário sem estudo qualquer profissional fica estagnado e sem projeções ! É necessário garra !
    beijinhos, feliz 2018

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk

      Vish, Zizi, quem não gostar de estudar, recomendo que passe longe do concurso para a Polícia.

      : )

      Beijos, querida!

      Obrigada!

      Excluir
  17. Ainda não li, mas se vc puder ser uma pessoa famosa ou um personagem, posso saber quem vc escolheria ser?
    Vou ler agora....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, guerreira!

      Queria ser a Tomb Raider... desculpe eu ainda não cresci. kkk

      : )

      E você?

      Excluir
  18. Respostas
    1. kkkkk

      Você destacando assim, fica mais engraçado!

      Pra quem tá entrando agora na polícia já sou titia... kkkkkk

      Excluir
    2. Quando leio seus textos imagino vc em oratória, KKKKK
      Agora já tenho um rosto, ficou melhor ainda. ☺️

      Excluir
    3. Já utilizei várias imagens dela aqui...
      : )

      Excluir
  19. Dica 2 - check ✅
    Sensacional o texto-inspiração. Acho que veio em boa hora 🖤💛 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida.

      Fico feliz em saber que serviu pra alguma coisa.

      : )

      Excluir
    2. Sempre útil e inspiradora, sim! 💚🙏🏾

      Excluir
    3. Por falar em inspiração.

      O TAF da corrida em si, é o desesperado sofrimento em 12 minutos. Sem sombra de dúvidas.

      Na verdade, a corrida que me dá prazer, não é treinar TAF em 12 minutos. É a corrida despretensiosa. É sair num ritmo confortável (o ritmo do TAF, não é nada confortável) e relaxante.

      Essa corrida ajuda MUITO na respiração. Porque você aprende a respirar correndo (ou seja, esse tipo de corrida puxa um pouco mais a respiração, mas não a ponto de te deixar ofegante). Daria pra correr com a boca fechada, inclusive, respirando só pelo nariz. Não que isso seja necessário, é só pra dizer que ESSE TIPO DE CORRIDA é bem mais prazerosa que o TAF 12 min.

      Excluir
    4. Me senti reconfortada agora....rs 😆
      É que tem gente que corre "de boa" no ritmo do TAF e as vezes eu fico achando que eu tô fazendo algo errado, pq eu morro sempre.
      O jeito é persistir até dar certo. Pq vai dar, lá no fundoooo eu sei que vai. 💚🙏🏾🙌🏾

      Excluir
    5. Olha...

      Se te serve de consolo, eu sempre sofro no TAF, mas já fiz 2800 em 12 minutos.

      Agora, raciocina comigo... se você malha e tem "perna", digo, se você tem uma certa força nas pernas que te permitam correr sem sentir fraqueza ao dar as passadas, seu problema não é falta de estrutura.

      Então o que é que te dá esse desconforto todo. A mesma coisa que me dá desconforto. A dificuldade de manter uma respiração confortável.

      Agora... se for isso mesmo, não é correndo 12 minutos que você vai adquirir esse conforto. É fazendo corridas longas... nem precisa fazer tão longa, corre 30 min. devagarinho... depois tenta correr 40 min. 50... Quando conseguir fazer 10km de boa... (claro que no final dos 10 Km você começa a se sentir cansada, super normal) eu tenho certeza de que esse seu desconforto vai diminuir bastante.

      Querida... o final dos 12 min... ninguém merece!

      Excluir
    6. "Quando conseguir fazer 10km " KKKKKKK
      Nunca fiz mentora, nem me imagino, mais próximo disso foram caminhadas nas férias....meu "recorde" é 6km, esse esporte realmente não dá match comigo.
      Mas eu vou seguir seu conselho e refazer minha planilha.
      Vc acha que treinando todo dia (2k - 5k alternando ritmo) meu joelho aguenta?
      Super tenho medo desse tal "alto impacto nas articulações."
      Putz, vejo essa galera que corre aí fazendo 13 de velocidade sem suar e me sinto 🐢
      Mas sou uma tartaruga persistente, acho que no final posso alcançar essas lebres. 😅

      Excluir
    7. Bom...

      Pra treinar e não se machucar é preciso fazer um trabalho de musculação paralelamente.

      Mas pelo que entendi, você faz esse trabalho direitinho, né?

      Não se preocupa com ritmo agora. Vai correr devagar. Tenta correr por longo tempo em ritmo lento e constante. É só isso. Se se sentir muito mal, anda um pouquinho (1 min) e volta a corridinha de novo... Sem stress, baby.

      Agora o que eu não entendi foi... qual o estresse se o "oficial" sair agora? você tá largando nas baias comuns... não tá?

      Excluir
    8. Faço sim, e disso eu goxto 😊
      Show de bola, então vou tentar desse jeito a partir de agora, menos porrada, mais gradativo.
      Que é isso, " largando nas baias comuns"? Não sei se captei, KKKK
      Se entendi certo, estaria confortável no setup anterior, considerando os índices e oferta do último oficial.
      Se as especulações atuais estiverem certas, esses índices sobem muitos e a oferta cai na proporção inversa, e o estresse é pq não sei até que ponto o plano B pode vir a comprometer o plano A.
      Se sair agora (1o semestre), me ferra de verde e amarelo. Penso que não dá pra ser realmente competitivo sem focar em um dos 2 planos, caso ambos venham a "colidir" em termo de prazo. 😕
      O que vc acha?!

      Excluir
    9. kkkkk
      É sobre as matérias...

      Pois é... na fase atual nada pega, porque vc tá na baia comum...

      Acho que você tem tendências masoquistas por antecipação. kkk

      Flor, na pior das hipóteses volta para o oficial e larga essa aventura. Final point!
      : )

      Só NÃO SAIA DA BAIA COMUM, pliss! I strongly beg you!

      Excluir
    10. Ok....deal! Got it 😁
      Sofro simmmm 🤪 😭
      Vou me acalmar... I promise 🙏🏾 😘

      Excluir
    11. Quando "o amor da sua vida chegar" a gente senta e analisa novamente.

      Vc me deu até uma nova ideia.

      Caminha como se ele fosse chegar amanhã... mas se não chegar você tem essa aventura aí pra ir se divertindo.

      Ok?

      Excluir
    12. Tô nesse pace...correndo (metaforicamente e nesse caso com prazer), pros braços dele. 😍💓
      Q nova ideia?
      Eh muita emoção, BRASELLLLL 😅

      Excluir
    13. Errei na pontuação... kkkk

      Coloca dois pontos após a expressão nova ideia.
      : )

      Ou seja, motivacionalmente falando, você vai paquerando essa aventura, como se fosse o "Zero Um".

      Tendeu?
      : )

      Excluir
    14. Tendido, mestra! Obrigada pelo seu tempo e pelos insights.
      Tô menos ofegante agora, kkkkk😆

      Excluir
    15. Tá...

      Quando fizer um break, vem conversar fiado...

      Excluir
    16. Vou deixar um comentário pronto aqui.
      Daí quando você tiver um tempo, posto.

      Beijo, lindona!

      Excluir
    17. kkkk

      Não era nada importante, Log... Era sobre a evolução do seu retrato na minha mente.

      É que hoje parece que eu tenho uma certa confirmação de que a forma como eu imaginava o seu rosto não tá muito errada não...

      Ou... não.
      : )

      Excluir
    18. Já fiquei ofegante de novo....KKKKKK
      Eu sofro mesmo de ansiedade concursística...vem em ondas, as vezes tô bem centrada, noutras dá bad, as neuroses....acho q eh normal, mas preciso controlar isso pra ficar bem na foto na linha de chegada....já passei até mal na minha 1a prova, um saco!
      Nunca fui assim nos tempos escolares, fico aqui buscando aquela ousadia juvenil que tanto me ajudou na caminhada e prossigo tentando manter aquele mindset inabalável de EU VOU CONSEGUIR.
      Ih alá!!! KKKK
      Tá na minha escolta (que honra!).
      Eu mudo muito - não o rosto, mas o cabelo.
      Pra vc ter uma noção, eu fiquei TAO nervosa nesses dias, que radicalizei e cortei - eu mesma me olho e não acredito que fiz isso.
      Tava corte médio, agora tá um meio termo entre asa delta curto e um little john longo.
      Tô em transição capilar há 2 anos sem química (a exceção de tintura), daí perdi a paciência, tomei coragem e parti pro big chop.
      Ainda me sinto absolutamente estranha, mas tô fresh e feliz, não necessariamente pelo visu, mas pela minha coragem e desapego - meu cabelo demora muito a crescer, e eu prefiro ele longo.
      Olho pras minhas fotos antigas e pareço outra pessoa, mas vou descobrir com carinho essa brand new me! 😇
      Mais um dado pra vc atualizar aí meu retrato "imaginado" - ou não... 👀
      rsrsrs
      Bjos, bom trampo, bom diaaa!

      Excluir
    19. Ficou claro que são apenas coisas da minha imaginação, né???

      Não entendi "Tá na minha escolta", mas se é motivo de honra tá valendo.

      kkk

      O que eu queria dizer é que é engraçado isso de dar um rosto a alguém, né?

      Assim, ó... pode ser tudo um grande engano, mas antes eu só tinha o seu nick nerd (kkkkkkkk), então imaginava você de um jeito.

      Depois, quando me contou que era do RJ, ganhou o rosto de uma carioquinha nerd que tinha no meu curso de formação. Ela tinha uma experiência na PC do Rio. E, das meninas, era a mais falante, tinha formação em Direito, tal... Aí sempre que eu pensava num rosto pra você te imaginava, involuntariamente, com o rosto dela.

      Depois, quando você começou a se soltar mais, e falou sobre muitas coisas do seu dia-a-dia e eu passei a te chamar de "madrinha". Mudou um pouco essa imagem, e advinha...

      "Você já era muito mais parecida com esta pessoa que você disse que queria ser". Eu achei isso muito incrível!!! Mas pode ser só uma mera coincidência.

      Mas claro, eu acho que você tem, ainda, alguns traços da minha colega nerd... mas com os acréscimos do que você me fala quando conversamos trivialidades.

      Mas também não ficaria nem um pouco surpresa se eu estivesse completamente errada.

      ; )

      Excluir
    20. Ficou claro, mas como a brincadeira eh de imaginar, e como imagino que a mentora seja da polícia, me imaginei sendo vigiada a curta distância.... 👀 kkkk
      Tá na minha escolta seria isso, tipo, tá me seguindo! rsrsrs
      Nick nerd - tô morta! KKKKKK
      Ownnnn😍 👑 AMEIIIIIIIIII - tb achei incrível!
      I wish hard isso aí. kkkkk
      Quando eu alisei o cabelo pelo primeira vez me diziam que tinha ficado parecido, tipo assim, se vc me visse de uma distância da superintendência RJ até a Pça Mauá, num dia de sol, num bom ângulo, até diria que sim... (morrendo de rir com a minha autoironia).
      O rosto não parece. O tom de pele e a altura sim - eu gostaria de ser curvilínea, mas sou + magra.
      Mas a personalidade artística, bicho....esse item é gemelar! 🤣 🤣 🤣
      Da sua colega nerd eu aposto ter o sotaque. Não sei se sou nerd. Já me disseram que sim. Eu vejo os nerds como superiores, aqueles que têm o dom, que não se esforçam muito pra ser 01.
      Nessa perspectiva pessoal, não me considero. Talvez eu seja TAO esforçada que passe essa impressão, mas é mais "querência" do que facilidade....talvez eu seja uma nerd-café-com-leite
      Mas eu não sou do direito. Sou de Adm.
      Já fui mais falante. Hj em dia sou beeem mais contida. Demorou uns bons meses até eu postar o primeiro comentário por aqui. Mas que bom que postei! 💝

      Excluir
    21. kkkk

      Eu sabia!!!!! Tudo muito parecido com o que eu imaginava. Exceto as constantes mudanças do cabelo.
      : )

      Atualmente, eu chamo de nerd pessoas cuja linguagem é muito internética. kkk
      : )

      Ainda bem que você postou o seu primeiro comentário aqui.
      : )

      Bom... eu costumo fazer o contrário aqui. Pego uma foto de uma pessoa no perfil do whatsapp de algum amigoe procuro descobrir quem ela é. O que ela faz na vida, em que trabalha...
      Já brincou disso?

      Mas eu não estou fazendo a sua escolta.
      : )

      Excluir
    22. Putz....acho que agora vai demorar pra conseguir mudar, viu?!
      Do jeito que cortei deve demorar aí uns bons 5 anos até ficar médio de novo....longo então....
      Ficou tipo o corte da menina que fez o papel de trans na novela.
      Raspar pro curso do COT agora ficou molinho, desapeguei mesmo.
      Desapeguei tanto que voltei da natação hj e esqueci que tinha cabelo pra lavar. Tomei banho, qd fui pentear q vi que o cabelo tava meio seco e me liguei que esqueci de tirar o cloro, tive que voltar e tomar outro. #alocka
      Tô leve, acho que, depois de ter nascido careca, eu nunca tive cabelo tão curto na vida. Tá engraçada a sensação, o lado bom é que não preciso mais pentear, arrumar, secar, finalizar, etc etc, mais tempo de papiro sobrando, ebaaaa!
      Além disso ele vai crescer natural e saudável. Antes de eu começar a estudar ele estava na cintura, mas estava caindo e quebrando muito....melhor curto e saudável que longo e quase careca...rs
      Se eu não aguentar esperar, depois da POSSE 😁 🙏🏾 já meto logo um mega hair, compro peruca, faço trança...kkkk...cabelo, uma das minhas pouquíssimas vaidades, confesso.
      Vc e esse seu faro policial...foi check-mate! 😎 👑 🎯
      Putz, é que eu sou do tempo que nerd era "CDF", e que internet nem existia!!! KKKKK
      Aí fico dando esses migués de modernidade pra manter a mente jovem, rsrs
      Nunca brinquei disso no whats, mas no jargão nerdístico, só pra fazer juz a alcunha, chama-se: "stalkear"
      No meu tempo fazia isso pelo Orkut...., vc q tá muito moderna, minha futura canga-mestra! KKKKKKK
      Que pena que não está....só assim me sentiria segura nessa cidade louca! 💓
      Quando tu me encontrar tu vai me contar?! 😇

      Excluir
    23. Gosto da trança enorme vai ficar igual a Tomb Raider.
      : )

      Não. Sei o que é stalkear. Não é isso que fazemos. Apenas tentamos olhar a foto de alguém e dizer.
      - "Essa menina trabalha no serviço público?" O dono do celular responde apenas sim ou não. Aí você faz outra pergunta.
      - Ela trabalha com segurança pública?
      Acertou continua perguntando. Errou passa pra outro. Até ela dizer exatamente: "Ela é Agente da PF". Acertooooouuuu!

      É legal e não é invasivo.

      Contar... o que?
      kkk

      Mas você ama o Rio, né? E pelo jeito, vai querer voltar um dia...


      Excluir
    24. A Tomb tem cabelo liso 😱
      Serve numa versão + afro?! rs

      Hummm, tendi, entao nunca brinquei disso não. 😇
      Eu gostava mais de handebol (craque 💁🏽‍♀️ ), futebol (bisonha), volei (ok), natação (competi, mas hj to só ok msm), queimado, elastico, corda, amarelinha, jogo de tabuleiro, quebra-cabeça de 500 pçs, playmobill, lego....parece que foi ontem...time flies! hahaha 😌

      Contar que me encontrou, ué?! kkkkkk (na madruga boladona as perguntas são mais tensas, rs) 🙊

      Amo sim, amo forte minhas raízes. Mas dependendo de onde cair (e com quem 😈 ) não sei se volto....quero ser cidadã do 🌎 .
      Aprendi a amar as minhas asas na mesma proporção 🦋

      Excluir
    25. Serve sim, mas trança longa, não importa se o cabelo é liso ou não...
      : )

      Vai ficar linda do mesmo jeito!

      O quê???? Vc teve um infância normal???
      kkkkk

      Hoje isso é tão raro!

      Depende... kkkk Na verdade acho que não vou precisar contar, porque você vai perceber. Se não perceber vai achar que sou louca, certeza: "Gente essa menina fica rindo de quê quando fala comigo?"

      Eu acho legal que você tipo sabe o que quer mas está aberta a novas possibilidades, né?
      : )

      Total flex!
      Eu não sabia que era. Mas descobri que sou meta total flex. E gosto disso.
      : )

      Excluir
    26. Então tá decidida a próxima transformação!! :)

      KKKKKKK, não é?! Verdadeiro privilégio. Viu como não sou nerd?! Já me ralei muito por aí...ah, esqueci que tb jogava gude....pipa eu até tentei, mas nunca soube empinar, então era café-com-leite...alguém sempre tinha que colocar no alto pra mim :))

      Duvido que vc ia se entregar tão fácil....kkkkkkk. Mas tá valendo então! Foda é se eu tiver sendo paquerada e achar que a pessoa é vc.
      Do tipo, a pessoa tá rindo muito pra mim, aí eu me empolgo achando que é tu, aí começo a rir de volta e a menina começa a achar que eu tô dando condição....KKKKKKKK

      Até o mal-entendido ser explicado, lá se foi uma reputação. KKKKKK

      Eu sou totalzona. Sempre fui, morrerei sendo. Eu AMO trabalhar (por isso me sinto meio mal nessa fase, mas acho q já superei um pouco dessa bad).
      Se forem tarefas com as quais me identifico então (desafios), eu sou incansável. Claro que nem sempre fazemos só o que gostamos, mas mesmo quando trabalhei em áreas mais burocratas, sempre mantive o alto nível de entrega. Eu me orgulho de dedicação, paixão e competência. Por isso sempre faço o meu melhor e mais um pouco, sempre melhorando, sempre aperfeiçoando, buscando limites.

      Acho que na vdd eu queria ter sido dos esportes. Mas na minha época não tive nem chance de ter essa "querência" levada a sério. Então transfiro o mindset pro trampo, e faço disso uma competição de mim comigo mesma. Dá um barato, me realizo assim e consigo ser feliz jogando em qq posição.
      Mas tem algumas posições que me dão um certo apego, especialmente aquelas com altas doses de adrenalina. :O


      Excluir
    27. É, garota! Estou plenamente convencida de que você se dará muito bem na polícia. Entendo desse "barato" ao qual você se refere. Mas eu penso que vou me cansar um dia, sabe. Por isso eu quero viver essa fase com muita intensidade.

      kkkkkkkkk

      Sabe que depois que eu escrevi "sou total-flex" torci pra ninguém interpretar errado. Mas já tava escrito e cliquei no "publicar" antes do "pensar" e foi...

      Mas eu já ri muito imaginando essa cena descrita por você e sua reputação. kkkkk

      Terão sorte os policiais que trabalharem com você. Vão se divertir muito. Infexa!!!


      Excluir
    28. Acho que cansa mesmo sim, a vida são ciclos. Mas daí a gente cria ainda mais coragem e se reinventa.
      Eu cansei da adrenalina business, resolvi buscar uma adrenalina roots. E assim vai, cada fase com suas estórias e sua beleza própria....a diferença é que dessa vez, eu já vislumbro a 3a etapa. Depois disso, se conseguir concretizar tudo que já tenho em mente, me aposento e vou ganhar esse mundão. Serei uma coroa cool, certeza. :)))

      Eh neh, nesses dias de hoje as interpretações andam meio sofríveis, mas pelo contexto fica claríssimo o que o seu total-flex significa. Quem entender outra coisa tem a mente muito safadenha, faltou alguma aulas importantes do ensino médio, e se for concurseiro CESPE perderá 2 pontos importantes pela extrapolação....KKKKKK

      Já cantei a pedra que se mandar a msg subliminar do seu paradeiro, eu mudo os planos. Your turn, baby!
      Mas nem sempre rola esse tipo sintonia no trampo. Tem anos que não pego uma equipe foda. Essa eh a parte chata de querer ser acima da média. Vc fica meio só na multidão. Isso me frustra um pouco. :(


      Excluir
    29. Será que viria, mesmo?
      : )

      Obrigada pelo feedback do total flex. Fico mais tranquila. kkk

      Mas é sério... A tensão que a gente vive aqui tem um prazo de validade. Senão acho que começa a prejudicar a saúde, o desempenho.

      Dizem no Exército que quanto o oficial se torna capitão, é o momento em que ele está mais produtivo. Depois, ele vai perdendo o entusiasmo, vai ficando sem paciência.

      Acho que isso deve acontecer com a gente também. E se existe um auge na carreira da polícia, tenho certeza de que é agora.

      Se bem que, quando eu conheci o homem da minha vida, eu tinha medo de enjoar, de chegar um momento em que eu talvez quisesse sair, de precisar de aventuras, de algo mais... mas já tem um tempão que estamos juntos e eu não enjoei nadinha... kkkkk


      Excluir
    30. Miga sua locka!
      "É junto dos bão que nós fica mió” Guimarães 🌹
      Me chama que eu vouuuuu (leia no ritmo de Magal) 💃🏽
      #adoteumanovinha.40deestimação

      Bom dia, 🌺 do dia!

      Nunca fui militar, mas quando me tornei "capitã" civil foi bem isso mesmo que aconteceu. Aconteceu muito rápido inclusive, todo encanto e motivação que me moveram por anos, se desfizeram, por N razões diferentes que me trouxeram exatamente para hoje, nessa situação, e com esses objetivos. A vida não é uma lindeza plena?! Tudo tão perfeito. "Só" requer coragem, ação e fé. 🙏🏾 😍

      Eita que ela ta arrasany! Aproveita muito então esse ápice, que espero ser longo o suficiente para termos estórias em comum a contar por aí.... 😁

      Olha só quem fez as pazes...fiquei felizzzzzzz em saber❣️❣️❣️
      Esses homens de nossas vidas...ai ai.... 💘 😻

      Bjocas



      Excluir
    31. Então vem!
      : )

      Bom dia, Estrela do Mar!

      Quanto tempo demorou pra você ser "capitã" civil?

      Meu desejo era conseguir ficar aqui por pelo menos dois anos. Acho que nesse período eu posso dizer que fiz minha parte, mas agora já estou pensando em ficar uns três anos... Porque ainda tenho muita coisa pra extrair dessa experiência aqui ainda, sabe?

      Mas só pra constar, não acho que vou enjoar da polícia não. É só do setor, da atividade específica que estou realizando. Não quero nem fazer outro concurso não... Quero me aposentar aqui um dia.

      "N razões diferentes" - Queria tanto sentar um dia com você num longo plantão e ouvir todas as histórias que você tem...

      #adoteumaantiguinhacarente

      kkkkk

      Amiga, essas brigas nossas, não sei o que acontece, viu... mas fazem até o cheiro dele ser mais gostoso!
      : )

      Lembra dessa história?
      http://mulhernapolicia.blogspot.com.br/2013/05/os-caminhos-da-navalha.html

      Beijo, queridona!
      (Já te adotei há muito tempo)

      Excluir
    32. "Então vem!" ⁉️ 🤔
      Essa foi a mensagem subliminar mais subliminarmente subliminante das galáxias subliminares, meu bem.
      Só se eu tivesse um GPS cósmico, KKKKKK

      De carreira, 12 anos. Cheguei ao posto oficialmente aos 30.

      Ah, essa cachaça chamada adrenalina! Sempre nos fazendo ir mais além do que o inicialmente previsto, hehehe
      3 anos acho um bom prazo de esgotamento. Esse em geral era o pico da minha curva de aprendizagem. Depois disso eu já não via mais espaço de progressão, e assim fui subindo meus degraus, no suor e na raça.

      Fico mais tranquila de saber que não sairás! 🙌🏾 🙏🏾
      Se eu entrar, penso em sair. Tudo pode mudar, mas esse eh o meu plano de hj. E se eu sair, vai ser por algo MUITO foda. Daí aquela frase "impossible is nothing" me fará todo sentido. Vai ser legal essa aventura...

      Eu tenho muitas estórias mesmo, só escolher o gênero (drama, romance, comédia, tragédia, aventura, terror), pegar a pipoca e apertar o play... 📺

      Aff, por alguma razão não tinha lido esse texto!!
      Cara, na boa, pfvr, escreva um livro com suas crônicas, vc eh muito foda escrevendo em 1a pessoa.
      Poderia ter sido escrito por mim....como já disse antes, essa é a principal razão de eu estar aqui, o lance da policia vem em 2o plano...do jeito que vc escreve, sei que me entenderia perfeitamente, ou perto disso....eu te entendo! EU SEI O QUE ACONTECEEEE (não sei se rio ou se choro) ☺️

      Ele é o mesmo cara do texto "Mulheres de Preto"? (lido e relido, meu preferido)
      Não sabia que vc era mãe! 😍 👶🏻
      Última pergunta abusada: ele é da policia?

      #mesentindoadotada

      PS: Vc consegue ver os emojis no texto? Ontem eu tava no PC da minha mãe e não apareciam pra mim, fiquei #xatiada





      Excluir
    33. Consigo sim, mas com menos definição, mas dá pra entender...
      : )

      Ele é o mesmo cara de todas as minhas melhores inspirações.😍😍😍😍
      Ele é o cara! Jamais namoraria um policial. É muita realidade pra eu enfrentar.

      Você não conhece o "Terroristazinho", nem o "Indiozinho"?

      http://mulhernapolicia.blogspot.com.br/2010/03/crime-sem-castigo.html

      http://mulhernapolicia.blogspot.com.br/2010/04/um-super-master-elogio.html

      Obrigada, amiga, pelo incentivo, quem sabe um dia a gente não escreve um livro juntas. História pra contar a gente tem, né?

      Excluir
    34. Sei bem como são "esses caras" ..... 😌 💘 #gameover
      Faz bem em não fazê-lo. Exatamente pelo que justificou. Sabedoria, a gente vê por aqui ☺️

      Mas gente, como assim eu não havia lido esses posts...?! E essa foto sapeca....que gostosura!
      Te acho ainda mais ninja agora do que antes. Muita admiração aqui desse lado da telinha! ❣️

      Acho até q escrevo direitinho, mas minhas melhores estórias são impublicáveis, KKKKKK

      E ele sabe que tem uma esposa-escritora?! 💞

      Bjux

      Excluir
    35. Sabe que eu escrevo, mas não sabe o tema das minhas mal traçadas linhas.

      Um dia eu tive que explicar que estava escrevendo uma coisa especial, mas que não queria mostrar porque minha "liberdade criativa" ficaria comprometida. Não me sentiria à vontade em contar o que conto pra vocês se alguma pessoa conhecida estivesse lendo. Ele não é muito curioso não. De vez em quando toca nessa assunto com terceiros... Mas eu saio pela culatra dizendo que escrevo "temas técnicos" e escrevo mesmo. kkk

      Podemos escrever com pseudônimos.
      : )

      Excluir
    36. Hummmm, bem que imaginei! rsrs 😇

      Que bom que ele não é curioso, não deve ser leonino, KKKKKK (lá vem a madrinha e suas teorias astrais 🙄 😅 )

      Ainda gosto de grandes estórias de amor, apesar de já ter sido estraçalhada pelo meu. 💔

      Agora sim tenho cer-te-za que JAMAIS reconhecerei sua identidade secreta, minha Tomb Raider mestra. 😎

      Excluir
    37. Será?

      Você pode até não conhecer minha identidade secreta, mas você pode me conhecer, sim! Tipo me conhecer sem saber que eu sou a "Novinha".

      Estraçalhada é uma palavra muito forte!
      Tenho medo de imaginar o que aconteceu.

      Excluir
    38. Se eu te conhecer, do tipo conviver, vou saber que vc eh vc.
      A menos que nada no seu blog seja real, eu saberei, mesmo se vc não me contar.
      Então já te aviso logo, caso não queira que eu saiba. Pq eu sabereiiii, KKKKKKKK (por favorzinho, me deixe saber, nunca te pedi nada, kkkkkk) 😂 😂 😂

      Estraçalhada é uma palavra menos forte do que o que aconteceu. Não há verbete suficientemente amplo que defina.
      Mas tô aí, e a única certeza que tenho é que depois dessa envergada eu não quebro nunca mais.
      Há beleza até nas desgraças, basta que tenhamos olhos positivos para ver. 🙃 👀

      Excluir
    39. Tá subestimando meu poder de camuflagem?
      kkkkk

      Pq vc acha isso? Baseando-se em que?

      Entendi... Mas não quero nem pensar. Ele era policial?

      Excluir
    40. Touuuu....... 😂 😂 😂
      Mentira, jamais te subestimaria. Apenas confio muito no meu poder de contra-inteligência, hahaha
      Pq eu acho e baseada em quê?! Lá vem ela com essas racionalidades.... 🔮
      CLARO q não vou te contar, kd o fair play? Cada uma com suas tricks. 😇

      Nops, ele era do meu business. Apenas a principal razão dentre as N por eu ter decidido abandonar a carreira. Não consegui "enfrentar a realidade" pós-termino. Achei que daria, mas não deu. Se eu não abandonasse o métier, a estória não terminaria.
      E PRECISAVA terminar, de uma vez por todas. Paguei o preço. O menor deles, mas entrou na conta.... 💔 💔 💔 💔 💔 💔

      Excluir
    41. Tá bom...

      Será que a gente nada no mesmo local???
      : )

      Excluir
    42. Não...nunca vi nenhuma LC deslizando suas tranças pela minha piscina 😁👮🏽‍♀️

      Onde eu nado só tem meninos (nenhumzinho interessante).
      A menos que a Sra. já esteja se camuflando por aí, hahahah

      LC= Lara Croft

      Excluir
    43. kkkkkk

      Eu poderia me disfarçar de recepcionista, né? De professora de natação... de moça da faxina.

      Meus mil e um disfarces. kkkkk

      Por falar em faxina... É hoje!

      : p

      Excluir
    44. Professora de natação = fail
      Moça da faxina = fail
      Recepcionista....se ela não estivesse tão fora de forma já ia ficar olhando mais atentamente a partir de 2a feira, kkkkk (ela eh nova lah, e eh um amor como vc 😍) #alocka

      Assim tu me deixa mais crazy q o normal, mentora. Desse jeito vou tomar veto no psicodoido.... não seja marvada com minha curiosidade patológica.
      😇 Ou seria astrológica?! 🤔 😆

      Óia ela, toda prendada na dancinha da vassoura!! 👸🏻 💃🏽 😁

      Excluir
    45. kkkkkkk

      Como dizia o Mestre dos Magos:
      "Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura".
      (Nietzsche)

      Diga aonde você vai
      Que eu vou varrendo
      : D

      Excluir
  20. Passando p desejar feliz ano novooo... q seja um ano de grandes realizacoes, mt paz, amor, saúde...
    E p colocar a leitura em dia...


    Saudades "daqui"!!!

    Bjs

    Futura_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooooooooi, Futura!!!

      Que saudades de você!

      Caracas, você faz falta!

      Excluir
    2. Como faz p colocar um monteee do corações aqui!!!

      Saudades de vc tb!!!

      A vida de escrivã ta mt corrida, a cada dia parece q acelera mais...

      Futura_

      Excluir
    3. Pode fazer assim, ó...

      ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️

      : )

      É??? E como estão as coisas por aí?

      Excluir
    4. Rs...

      Por aqui td mt tenso... tem visto na mídia nacional, a nossa situação ? Fomos manchete ate na impressa internacional!!!
      O pior eh q o governo descumpriu o acordo, feito semana passada, e não vai acatar nenhum dos pontos colocados pela PC, aceitou so os da PM... Diante disso, vem mais "OPERACÃO PADRAO" por ai... o desgaste da PC ta sendo grande...

      Futura_

      Excluir
    5. : (

      Sim, tô ligada... Só não sabia do descumprimento do acordo com a PC. Mas espero que o Governo Federal ajude logo em caráter de emergência e que essa situação se resolva o mais rápido possível.

      E você tome muito cuidado aí, viu? Cuidado pra não cair nas esparrelas dos irresponsáveis...

      Soube da possibilidade de concurso para delta esse ano?
      : )

      Tem conseguido estudar?

      Excluir
    6. Concurso suspenso, apesar da enorme necessidade!!!

      Esse ano ainda n consegui voltar a estudar n!!! :( No final do ano passado, qnd td se acalmou, e eu consegui me adaptar mais a esta cidade, comecei a estudar devagarzinho...Tentar voltar amanha!!!

      To tendo td cuidadooo... ah, ja paasei pelo probatorio, rs...

      Futura_

      Excluir
  21. Estava nos meus planos conhecer o amor da minha vida esse ano... deixa quieto, quando for para lotação resolvo essa tarefa rsrsrs
    Bora evoluir meu povo!
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. : )

      Oi Isis,

      A gente tava falando do Edital para APF. Ed.
      : )

      kkkk

      Tudo bem.

      Excluir
    2. Ed seu lindo! Ed é um cara especial pq ele é Ed..ficil de se conquistar! rsrsrs mds deixa eu ir ali tomar meu remédio

      Excluir
    3. Status: relacionamento sério com o Edital.

      : )

      Excluir
  22. Lendo as dicas eu me percebo bem longe dessas preocupações de atualização, estudo, escolhas, superação, defesa -contestação- exposição de ideias para colegas, etc. O mundo profissional em geral, em qualquer área, está cheio de homens e mulheres acima dos 60 que estão literalmente em cima da carne seca, inclusive estabelecendo junto com os mais novos parâmetros que regem uma determinada atividade profissional. É esse pessoal mais velho que está nos cargos de comando do primeiro escalão... Pois bem, não faço parte, nem farei parte deste grupo; já você tem todas as condições de um dia fazer.
    Pelo menos não sou um 'idoso' que fico me lamentando, criticando os que fazem, que tentam, que andam e melhoram a vida dos outros; não sou do tipo que se gruda na frente de uma TV ou fico de olho na vida do próximo mas, estou longe de ser uma maravilha. Acho que o que me salva, ou salvará, é a atenção que dou aos resultados da auto análise que pratico em relação ao que sou e ao que faço, acho que isso me levará à algum lugar melhor do que esse em que estou. Não estou mal, mas sempre podemos estar melhor, não é?
    Realmente é uma verdade: em pedra parada se cria limo, we are a rolling stones...

    Já voltou de suas férias? Está curtindo ainda? Parece que está tudo bem com você, folgo em saber (sua escrita está up, está substanciosa e colorida).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sylvão!

      Que alegria ter você por aqui.
      Está tudo bem, sim. Uma fase muito boa.
      : )

      We are rolling stones. Poderia ser este o título da postagem. Desse jeitinho!
      : )

      E é claro que todos temos que melhorar como pessoa, como profissional, como cidadão, como cristão...

      Você tava viajando?
      : )

      Excluir
  23. Este ano não viajei. Foi um ano de pouco trabalho, então não estou cacifado para viagens.
    Pode ser que vá ainda para Floripa em fevereiro, vamos ver.
    Sempre muito interessantes essas dicas que vc dá, sorte dos que prospectam blogs e manteêm o coração aberto à novas relações, aí a possibilidade de te encotrar são maiores. Sem dúvida o conhecimento, e o reconhecimento que seu blog deve ter entre os concurseiros fará com que seja visualizado exponencialmente por mais pessoas. Basicamente isso é maravilhoso, sensacional; por outro lado pode aparecer um descontente (institucional), que a coloque na berlinda. Coisas da vida mas isso, realmente, não tem importância. Você está realizando um trabalho muito importante que beneficia pessoas de dentro e de fora de sua Instituição, só um cego incompetente não vê isso.

    Minina, sortei a franga hoje aqui, escrevi pra caramba!!

    Rêrêrê!!!

    ResponderExcluir
  24. Escreveu nada... Já li tudinho!
    : )

    Descontentes Institucionais é o que mais tem aqui, Sylvão.

    "sorte dos que prospectam blogs e mantêm o coração aberto a novas relações, aí a possibilidade de te encontrar são maiores."

    Ah, acho que não entendi... Ixplica melhor, tio... plis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte dos que apreciam uma prosa boa, umas dicas certeiras, histórias saborosas, escrita gentil e focada, humor bem vindo, posicionamentos claros. Se procurarem, aqui tem neste bat blog!
      Quanto à 'camuflagem' ela é eficiente pois o intuito é resguardar, e não esconder algo...

      Un bacio mia cara e, probabilmente bella, agente di polizia!

      Excluir
    2. Ahh, entendi.

      Obrigada, Sylvão.

      Uma pergunta: você não está achando esses textos muito longos, não?
      : )

      Excluir
    3. Não. Estão na medida certa.
      Na verdade, se fosse do tamanho de um livro, teria concurseiro perdendo horas de estudo... Rsrsrs!!!!
      Ô Nova, essa moça aí, Logbook DPF, um sarro! Conversa bem, do jeito que eu gosto! Tem um jeito solto e cativante de se expressar. Fiquei um bom tempinho seguindo a conversa de vocês...:

      "É junto dos bão que nós fica mió” Guimarães 🌹
      #adoteumaantiguinhacarente
      #adoteumanovinha.40deestimação

      Ahahaha!!!! Vcs duas juntas incendiariam um planeta!! Uma antiguinhacarente tão charmosa eu adotaria sem olhar para trás!! Rs!
      Não sei se seria adotado, mas pensar não arranca pedaço.

      :D

      Excluir
    4. Sylvio!!! Sou meio tímida pra estabelecer contatos iniciais, mas saiba que tb sempre leio suas resenhas com a mentora e aprendo muiiito aqui silenciosamente com as suas histórias de vida e pontos de vista, por isso me sinto lisonjeada com sua menção! ☺️

      Não conta pra ninguém, mas eu sou a Pinky, ela é o Cérebro, e nós vamos dominar esse peculiar mundo policial, kkkkkkkkk 👯‍♀️

      Excluir
    5. Não duvido, Log...

      Eu meio que me policio pois tenho uma certa tendência para usar alguns termos mais modernosos. Como a Nova escreve corretamente, pois naturalmente usa um vocabulário bem colocado, eu dou um jeito para falar corretamente. Eu era mais zoeiro, mais brincalhão, mas aprendi que, em textos e comentários que escrevemos nem sempre a inflexão é notada, aí pode ficar estranho... Não posso chegar aqui na sala da Nova e dizer:
      - Meu, o bagulho é muito louco!
      Talvez perdesse, na hora, a chance de tomar um chá com ela...
      O caso é que nas minhas conversas, mano à mano, com certa frequência adoto um tom mais perto do seu.
      Toda nova geração inventa e adota algumas palavras/gírias com as quais me identifico, acho-as sonoras, bonitas, engraçadas, e definem bem uma situação de modo peculiar e criativo. Por outro lado leio muito, aprecio construções literárias bem feitas, aprendi com o tempo a gostar e valorizar a poesia, - tenho escrito muito de uns anos para cá também, - seria uma pena eu não colocar em prática o que aprendo, não é?
      O que aprecio em você é que sua forma coloquial de escrever, é sincera e não é forçada, é inteligente e nos deixa à vontade. O fato é que você se expressa muito bem.
      Por essas e por outras que estou treinando natação; vai que um dia eu encontre com vcs, fisicamente tenho que estar razoavelmente nos trinks...! Se não tiver também, amém!

      Fui ao seu blog lhe conhecer melhor Log, não pude entrar...

      Abracinho totoso per te!

      Pra você também, 'Novinha'!

      Excluir
    6. Façam um encontro da Confraria aí, gente, em Rio, ou em São Paulo e manda a foto pra mim!

      8 )

      Excluir
    7. Eu tb tentei me conter no início, mas daí ela me deu confiança e já mostrei logo que não tenho modos....kkkkkk....se esse for um critério pro chá da mentora, já perdi todas as minhas chances.... ☺️
      Eu não tenho blog! Fiz esse perfil aqui só pra poder falar com ela... não me contenho de admiração ❣️
      LC, essa confra só vale se vc estiver na cabeceira da mesa, de frente pra entrada do estabelecimento, sempre atenta e vigilante (tô indo bem na dica 3?!), e bem linda ostentando suas tranças na foto 😍 😘

      Gudi naite procês!

      Excluir
    8. Oi, Nova!
      Ficarei um tempinho de molho, sem fazer muita marola. Este ano não foi muio bom para mim em termos de trabalho, minhas economias estão 'desérticas'.
      Neste caso em particular não sei se através de uma Confraria seria o indicado, mas, tudo bem se fosse. Ao pensar em encontros um leque de possibilidades se abrem, e começo a viajar. Não, não vou para um lado específico, todos estão em aberto, menos aquele em que entro mudo e saio calado. Rsrsrs!!!!

      :D

      :)

      Excluir
    9. Então a gente se encontra por aqui mesmo. : )

      Estamos em crise né Sylvão... tenho um tanto de colegas endividados... que você não tem noção!

      : (

      2018 será melhor para o seu trabalho...

      Beijinhos!

      Excluir
    10. Gente, do jeito que vocês falam eu pareço a Lady Dayana...
      : )

      É claro que tomarei todos os chás em que tiver a companhia de um de vocês ou de ambos, quem sabe.

      Sylvão, ela "me deu" essa trança, igual à da Tomb Ryder! Amei!
      : )

      kkkkkk

      Excluir
    11. "Então a gente se encontra por aqui mesmo"... Rsrs!

      Até porque Nova, você não vai à esses encontros; se fosse, eu iria. ficaria láá no cantinho da mesa, olhando para você, com o coração cantando. Rsrs!! (E de olho na longbook. Ahahaha!!!!)

      Ô Nova, vou ser sincero: não ia escrever o que escrevi, fiquei um pouco em dúvida se mandava. Falar em público que estou duro depõe contra minha imagem mas, fico pensando: - o que realmente eu faço com minha imagem? Para que me serve ela na hora da onça beber água? Na hora em que estou frente à frente com alguém e tenho que mostrar a que vim?
      Então, apertei o enter e seja o que Deus quiser.
      Fiquei na dúvida porque vcs são policiais, emprego fixo, carteira assinada e uma graninha legal no bolso.
      O nosso problema, generalizado, é que por uma infelicidade econômica gastamos o que ganhamos, aqui no Brasil trabalha-se para pagar conta. Uma senhora que conheço, ex secretária de prefeito de Floripa, foi para o Canadá e em 15 anos comprou 2 apartamentos na Ilha, e um carro zero.

      No mais, está tudo azul na América do Sul.

      Excluir
    12. Lady Long.

      Todos aqui são legais. Conversam bem, são empáticos, educados, se expressam bem. Alguns se estendem mais nas conversas e são menos 'formais'. Vc é uma dessas pessoas. Como sou falante, me identifiquei contigo.

      Por mais estranha que seja uma relação por aqui (em que pontos ela difere de uma amizade presencial? Estava pensando nisso ontem.), pois temos a tendência de nos soltarmos nas palavras escritas e nem sempre elas são claras (as da Nova são, é extremamente focada fluída), um encontro sempre é muito interessante se formos lá o que somos aqui.
      Então, que venha este chá!

      Tenho uma imagem da Nova, a sua está se formando também Long...
      A da Nova é a de uma mocinha lindinha, gracinha, muito bem feitinha (há um equilíbrio estético), se veste bem, cabelos lisos claros - no mínimo, nos ombros, - olhar esperto (castanhos claros), 1,65/70, cheirosa (usa bons perfumes), possivelmente anda armada (tem que andar; pode, e nunca se sabe)...
      A sua imagem depois eu falo.
      Ahahahaha!!!!

      Excluir
    13. Nova, escrevi o último comentário e confundi as bolas chamando a Long de Lady Dayana, achei que o comentário acima fosse dela. Releve!

      Mas não, não acho que vc se parece com ela, a sua delicadeza é mais..., tonificada! Ela parecia que poderia se quebrar ao toque; não acho que vc tenha essa aparência, pelo contrário!
      Quanto à trança, muito legal, mas acho que vc prende seus brilhantes cabelos num rabo de cavalo.

      :)

      Excluir
    14. Esqueci de lhe responder:

      fico engrandecido, agradecido, agraciado pelas suas palavras, ao dizer que se sentiria contente em 'tomar todos os chás' em nossa companhia.
      Nós também apreciaríamos de montão a sua presença junto conosco.
      Quem sabe um dia..., teoricamente tenho mais uns 15/20 anos de operacionalidade neste planeta (se parar de fumar, transar mais, e praticar esportes)...
      Rêrêrê!!!!

      Bjo

      Excluir
    15. Nova, vc me parece mais ser uma Aliás; uma Rita Vrataski, do filme No Limite do Amanhã...

      :)

      Excluir
    16. Aprendi não sei aonde (revista de quadrinhos, livro de espião ou velho oeste), que devemos sim ficar sempre de frente para uma porta de entrada..., lugar que possivelmente será ocupado por Lady Dy (Mistress Nova).
      O 'mistress' foi colocado no sentido de 'dona da própria vida', 'mestra'...

      Excluir
    17. Acho que vou me candidatar a uma vaga na Polícia do Canadá!
      : )

      Interessante essa imagem que você faz de mim... kkkkkkk

      Rita Vrataski! Muito poderosa... também conhecida como "A Megera"! Adoro esse filme!!!!! Muito inteligente.

      Eu queria poder acordar e reviver um mesmo dia várias vezes. Ter a chance de mudar algo lá atrás... hein? Já pensou????
      : )

      Rabo de cavalo? Boa! kkkkkk

      Ai, gente... ri demais aqui...
      kkkkkkkkkkkk

      Sylvão, você me mata de rir!

      Excluir
    18. Fiquei pensando Nova em quantas vezes uma pessoa precisa morrer para consertar algo...; complicado. Quanto maior a mudança, por mais mortes devemos passar. Vou te indicar um filme em que existe essa 'volta', vc vai gostar!

      Excluir
    19. Você está falando sobre mortes físicas ou metafóricas?

      Excluir
    20. Boa noite, folks!

      Sylvio, já estou temendo esta imagem que "depois vc fala".
      Não sou muito boa em construir imagens socialmente "normais" rsrs
      Tenho um amigo que me disse que, profissionalmente falando, me acha muito parecida com o personagem de Viola Davis em How to Get Away with Murder.
      Espero que tenha sido um elogio, pois ele me disse isso quando comecei a estudar pra concurso, então nunca tive oportunidade de assistir e ter minhas próprias conclusões. Ele disse que eu tinha a força da personagem....talvez tenha também a tensão, pois pelo pouco que li, vi que a série é um drama.... assim que passar (no concurso), assistirei.
      Posso dizer que me acho parecida com a personagem Olivia Pope da série Scandal.
      Adorava essa série. Tb não consegui mais assistir... :-/


      Excluir
    21. Sylvio, me solidarizando, eu não sou policial e provavelmente estou tão dura quanto você - sou concursanda desempregada, vivendo as mazelas das não classificações, das bolas nas traves, da suspensão dos concursos no poder executivo e no meu estado falido, e da absoluta incerteza de quando esse perrengue passará.
      Espero que as coisas melhorem pra vc aí no lance de trampo, e que esse ano seja bem mais próspero pra todos nós! 💚🙏🏾

      Excluir
    22. No caso do filme, físicas; no caso da vida, metafóricas. Eu deveria ter colocado aspas...

      Excluir
    23. Ahhh, entendi.

      Manda aí, essa indicação, Sylvão.

      Tem no Net Flix? kkkk

      Vou ver!

      Excluir
    24. : )

      Essa mulher vai passar nesse concurso...

      Tá focada, com "sangue no zói".

      Detona Log, gatona!

      Excluir
    25. Log! kkk

      Agora ele não vai mais falar a imagem anterior que ele tinha... kkkk

      Ahhhh! Eu queria saber o que se passa nesse imaginarium masculinum.
      : )

      kkkkkkkkkk

      Excluir
    26. Log

      Viola Daves..., assisti a série mas não fui até o final. Interessante a comparação! A personagem é *muito* forte, mas meio porra louca! Se enfia numas paradas cavernosas, se entrega à sua paixão pelo homem que gosta, tem tutano e é classuda!
      Olivia aposta alto, joga duro, parece ser mais sensível, e aposta alto. Nao fui até o fim da série também.
      Cê quer saber Log? Prefiro vc. 🙂

      Nova esta a um patamar acima, alguns a mais na verdade, do que nós - *muitos* a mais do que eu. Espero de coração que vc consiga o que almeja, o que quer como carreira Log, mas não se esqueça que a iniciativa privada também oferece boas oportunidades de crescimento!
      O legal nessa parada é que você *está * se esforçando pelo seu futuro, quer realizar algo que considera importante na sua vida, e isso acrescenta muito valor à vida de ser humano!
      Então, está de cabelo curto... Cabelos longos é aquele charme; mas os curtos..., chamam a atenção!!

      🙂

      Excluir
    27. Amem!! 🙏🏾💚
      Sempre bom saber que tenho vcs torcendo por mim, faz cada dia de preparação valer ainda mais a pena. Por aqui sigo fazendo o que me propus, de corpo e alma.
      Ainda me acostumando com os cabelos (o que restou deles, rs). Mas é o que temos pra hj: desapego.
      Pela sua análise mais detalhada Sylvio, posso dizer que já fui mais Viola (queria toda essa tal "força" de volta, tô precisada 😅), hj em dia estou mais Ms. Pope.
      Iniciativa privada já me ofereceu tudo que podia, sou grata por absolutamente tudo que vivi e conquistei e aprendi, mas as coisas mudaram e essa não é mais uma alternativa pro meu novo eu. 😇
      Dizem que mar calmo nunca fez bom marinheiro. Tô aqui de boas surf(t)ando na tempestade, aguardando a calmaria....🙌🏾
      Dizem também que só não passa quem desiste, então tô aí pra fazer valer essas teorias...

      Beijocas e ótimo finde procês,
      Log 😎

      Excluir
    28. Bom sábado, e um ótimo domingo para você!
      Fico aqui torcendo por você, desejando o melhor.
      Abração LogB!

      Excluir
  25. Suas palavras me acertaram em cheio! Sinto que fui me deixando ser enterrada pelo desânimo, me entregando a desculpas. ah, a distância, estrutura, muito trabalho para poucos profissionais, a solidão... Já há meses venho percebendo que não estou cuidando de minha mente e muitas vezes minha memória e concentração falham, como que me alertando do quanto venho tratando mal minha saúde mental. Sempre amei estudar, tinha o sonho de fazer mestrado e doutorado, mas fui perdendo a motivação quando passei no concurso. Com muita vergonha confesso que me acomodei. Mas ainda há tempo. Tenho pouco mais de um ano na profissão, menos de trinta anos, uma longa jornada ainda pela frente! Não Universidades próximas ao local onde trabalho, mas há muitas formas de aprender, algumas descritas em seu texto. A impossibilidade de entrar em um mestrado agora não pode me fazer fechar outras portas. É preciso estar em constante aprendizado, seja em cursos, livros, internet, na própria rua.
    Obrigada por me sacudir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!

      Seja bem-vinda! Parabéns pela aprovação no concurso!

      Fiquei feliz em saber que o texto foi-lhe útil e espero que novos sonhos (ou a retomada de sonhos antigos) sejam realizados nesse ano que se inicia.

      Um prazer receber sua visita!

      Beijão!

      Excluir
  26. Oi Mulher da polícia
    Obrigada pelo carinho
    Flores para você
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  27. Muito bom e inspirador!
    É verdade: enquanto uns reclamam, outros aproveitam oportunidades preciosas!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Confissões