sábado, 24 de março de 2012

Nem doeu!


Entendi o motivo de ter tanto colega meu que pode estar vendo o circo a delegacia pegar fogo, mas não move uma palha além daquilo que lhe é estritamente exigido. É uma coisa chamada desmotivação. É porque alguém em algum lugar do passado provou pra eles que não vale a pena lutar e fazer a diferença. Aquele famoso espírito de "novinho empreendedor", que deixa no ar aquele hálito de garra e motivação que arde em excitações dentro no peito, deixou-se matar. Aceitam tornar-se profissionais meia-boca, sucumbidos pelo medo de sofrer. Esqueceram-se dos gritos de guerra da Academia, e aceitam viver entre as quatro paredes da acomodação. Desistiram.

É assim que vejo a alma do meu chefe. Talvez eu estivesse um pouco distraída ou talvez seja ele mesmo que se esconde por trás daquela barba grossa e fechada.  Aquela plaqueta que identifica a mesa dele deveria conter a inscrição "Senhor Frustrado". Pelo fato de ele, um agente já da "Classe Especial", estar naquele setor fazendo o que faz, das duas, uma: ou ele apostou errado em algum ponto no passado da carreira dele, achando que ia se dar muito bem... ou ele é mesmo muito incompetente. É difícil trabalhar com um chefe assim, sem se deixar contaminar.

Por isso que eu fujo dele e insisto em trabalhar como reforço noutro setor. Vi que ele se sentiu diminuído quando o Jack me ofereceu a última vaga naquele curso dos Franceses (o povo aqui adora um certificado! Internacional, então...). E o olhar estranhamente frio dele quando precisaram de alguém que falasse outro idioma para aquela missão específica. Eu fui e ele ficou. Consegui entender por que ele se sente tão mal com isso. É porque ele é antigão, deve ter sofrido muito no início da carreira, então ele acha que eu não posso me dar bem porque sou novinha! Pronto, falei. Vocês acham que é fácil pra ele encarar o fato de uma guriazinha com tão pouco tempo de casa ter recebido um elogio escrito de um "Tiranossauro Rex" (chefe de polícia bacanudo)? Elogio esse que veio descendo a longa cadeia alimentar de comando até chegar nele pra depois chegar em mim?

É duro, sim! Aprendi que destacar-se por qualquer coisa boa no serviço público é uma manobra muito arriscada e pode te custar caro. Porque igual a uma cobra sorrateira que surge por atrás da moita (sossega mulherada!), ele esperou o momento exatinho para dar o bote certeiro. E esse momento, no meu caso, chama-se “avaliação de desempenho”. Acho que ele procurou até nos recônditos mais escuros de sua maldade algum item dentre os disponíveis na referida avaliação para me acusar de ter deixado a desejar em alguma área. E achou! Evidentemente não entendi o motivo de ele ter me avaliado a menor naquele item e perguntei: “Mas como? Por acaso eu faltei algum dia ao serviço?” Ele ironicamente respondeu que, de certa forma sim, porque eu trabalhava mais no setor do Jack que no setor dele. Logo, ele não poderia dizer que eu era assídua na "minha" seção...  Olha o naipe do veneno... Aí eu ri, né, argumentando que todas as solicitações de reforço que o Jack faz são devidamente documentadas, respaldadas e fundamentadas e que, em sendo assim, quem deveria fazer a minha avaliação era o Jack. E depois chorei de raiva, porque quem avalia o servidor é o chefe de direito, do setor onde você é lotado a maior parte do período referente à avaliação. E não o meu chefe de fato – Jack Bauer - Entendeu?

Mas que droga de probatóriooooooo!!!!

O que me revolta não é o prejuízo na carreira. Os pontinhos que ele tirou são praticamente insignificantes, tipo um 9,5 sabe? Mas a minha indignação e revolta é porque tem um quilo de APFs (Agentes de Polícia Frustrados) naquela porcaria daquela delegacia que só trabalha mal e quando quer e ele vem tirar ponto meu, que trabalho voluntariamente feito uma burrrrrra de carga, varando noites e tudo mais? Ahtelascá, né?

Espera sentado quem pensa que eu vou puxar saco de alguém pra tirar nota máxima em qualquer tipo de avaliação que supostamente possam fazer por aí. Já falei para o Jack que pra seção do meu chefe "de direito" (absurdo isso!) eu não volto! Se ele não conseguir me remover para o setor dele que me ajude então a ir pra SVU, ou pra qualquer outro lugar, tô aceitando até função de cão farejador! Mas para aquela delegacia, não volto mais! Morro, mas não me entrego!

198 comentários:

  1. Muitos profissionais se frustam por não ter coragem de ir além com medo do fracasso, aí se esconde em si, qdo ver alguém que pode ir além, tenta podá-la para que ele não se sinta culpado por não ter ousado. Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Eder, meu querido!

    Que óóóóóóóódeeeeeeeoooooo!!!!

    : 0

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkk

    Porrrccca Mitzériaaaaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  4. Uma vez fui fazer uma denúncia e o escrivão, um brucutu velho, me disse para voltar outro dia pq o sistema estava off-line. Voltei no outro dia e o desgraçado estava lá e deu a mesma desculpa. Um civil me chamou no canto e pediu para eu aguarda que ele ia falar com delegado. O escrivão, então me falou que eu ia mofar. Esperei muito, muito mesmo, então o delegado chegou, era mais novo do que eu... kkkkk, tinha cara de menino e fez o B.O. Pode uma coisa dessa?

    ResponderExcluir
  5. Um brucutu velho???

    Tinha barba???

    : )

    Que droga!

    ResponderExcluir
  6. O desgraçado não tinha, mas o modus operandi era o mesmo para qualquer pessoa. No mínimo, era um frustado, tinha uma barriga maior do que o Genival Lacerda, acho que tinha problema para mijar, pois, como achar, só mijava sentado, acho... kkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Pois é...

    Mas deixa ele pra lá.
    Já comecei a mover meus pauzinhos...

    Como eu disse aí...
    Não volto pra lá, cara...

    NÃOOOO VOLLLLTTTOO!

    ResponderExcluir
  8. Determinação é tudo para quem quer ir além. Força. A vitória é para os bons guerreiros.

    ResponderExcluir
  9. Adorei essa foto!
    Oh minha linda, essa coisa de fazer ou deixar de fazer atribuições que são inerentes do cargo é uma questão de “Berço”, ou seja, é da pessoa. Quem é assim, prestativo, vai continuar sendo... E quem não é continuará não sendo... Diante dessa realidade vivida por T-O-D-A segurança pública devemos lembrar o que dizia (São Francisco de Assis) “fazei que eu procure compreende que ser compreendido”, porém não é uma tarefa fácil, pelo contrário é muito difícil. Quando os chefes complicarem e eles vão fazer isso ou mais cedo ou mais tarde, talvez simplificar seja uma saída. Lançar um olhar simples pode descomplicar muito.
    Lembro-me que certa vez de assistir a um filme cujo nome foge à memória. Mas em síntese contava a história de uma doutora em filosofia que tinha reconhecimento mundial por seus feitos científicos. Certa vez ela descobre ser portadora de uma espécie de câncer raro e se interna em um hospital para tratar o problema. Mesmo diante da doença e muito debilitada ela continuava arrogante com todos e com tudo que rodeava à sua volta. Em uma de suas coletas de sangue ela se quer cumprimentava o enfermeiro, ela estendeu um dos braços para coleta e segurava um livro com o outro. O enfermeiro nervoso porque não consegui achar veias para retirada do sangue, neste instante a professora começou a chorar e soltou o livro no chão e disse: “Chega de complicação... e hora de simplificar as coisas...” Ás vezes simplificar as coisas pode ser ou significar aquela palavra que não sabemos falar, ou até mesmo, representar um gesto que sempre tivemos vontade de ter e não sabíamos como”
    Bom fim de semana! Um bjs
    Luciano.

    ResponderExcluir
  10. Eder,

    Acho que não eh bem determinação...
    Eh raiva, mesmo...

    Arhhhgggg!

    ResponderExcluir
  11. Caracas, uma mulher movida pela raiva é pior do um homem-bomba. Já tou com peninha do chefe... kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu!!!

    Como foi que vc descobriu que eu tinha postado?

    Montou campana?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples só entrei no blog. rs rs rs

      Excluir
    2. “Mesmo sem querer o sistema atinge agente onde mais dói” (Coronel Nascimento, tropa de Elite 2- O inimigo agora é outro)
      Luciano

      Excluir
  13. Eder,

    Quando eu era pequena eu aproveitava a própria raiva pra bater recordes no vídeo game... Viu?
    Eu só uso a raiva para o bem.

    Kkkkk

    ResponderExcluir
  14. Bem, o game agora é outro e vc não é mais pequena, então use essa raiva para o teu bem. Tou saindo, pois a criança aqui precisa dormir... kkkkkkkkkkk. Bjos, foi legal bater esse papo. Chau!

    ResponderExcluir
  15. Lu... Acho que sei exatamente porque vc gostou da foto.

    : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O batom...

      Homem adora um batom vermelho.

      : )

      Excluir
    2. Também, mas foi outra coisa que me chamou atenção.

      Excluir
    3. Também não. Vou falar, primeiro a personagem parece ser muito bem resolvida. E depois aquele cabelão solto e meio bagunçado, me deu uma vontade de dar uma “Juntada” bem dada. Isso me chamou atenção na personagem que vc escolheu. (rs rs rs)Isso sem falar que ela é linda!

      Excluir
  16. Primeiro me diz o que vc quis falar com "é hora de simplificar".

    : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, é uma espécie de deixar pra lá...
      Não cair nas provocações... entende. Foi nesse sentido minha linda.

      Excluir
    2. Vc acha que eu cai na provocação dele? Por que?

      Excluir
  17. Se a frase ficou mal colada, te peço desculpas. A intenção era dar uma motivada.

    ResponderExcluir
  18. Imagina!

    nem querendo, vc "coloca mal" alguma frase.
    : )

    Eu só queria entender direito porque a sua opinião eh importante pra mim.

    ResponderExcluir
  19. Sabe, já sofri demais nas mãos de pessoas assim como esse seu " Chefe". Perseguições, remoção sem finalidade pública, armações até falar em quebrar meus dois braços e minhas duas pernas já falaram etc.( Só estou te contando a parte branca da coisa) Essas pessoas são covardes. Simplificar foi no sentido de ter cuidado com esse tipo de gente, se é que podemos classificar como "gente"
    Mas, indiretamente esses maus pedaços me motiva continuar estudando para passar em outro concurso melhor, tipo PCDF ou PRF.
    Estou aqui, mas se vc precisar estou aí para arrancarmos juntos fio por fio da barda dele. rs rs rs brincadeirinha. Bjssss

    ResponderExcluir
  20. Boooooooom dia madrinha!!!!!

    post novo? Vou ler agooooora

    ResponderExcluir
  21. Abiga,

    e meu chefe direto que disse que não da mais que 9,0 pq sempre temos algo a aprender, que se ele der 10,0 então não precisamos aprender mais nada e como chegamos tem pouco tempo ainda há muito o que melhorarmos, ou seja, minha avaliação tb foi 9,5(chefe indireto) e 9,0 (direto). É o sistema deles. No meu caso, não posso reclamar muito, pq estou na melhor escala para estudar

    Mas não fique chateada, é bom que você vai se mover para conseguir algo melhor e sei que logo vc ta sumindo daí.

    do jeito que vc é danada, resolve isso rapidinho

    Bjo de bom diiiiiiiiiia, flor

    ResponderExcluir
  22. e esta situação não é tão inusitada, mas na pele a gente se sente real e dói,



    beijo

    ResponderExcluir
  23. Paloma :
    Imagino que você deve "se vestir para matar" quando fica com raiva, rs, deu medo agora !

    ResponderExcluir
  24. Chefe fiodumaegua! Deixa estar o plantar é opcional o colher é obrigatorio!
    Força e honra guerreira quem nasceu estrela nunca vai deixar de brilhar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Vale a pena lutar? Mesmo que você não possa fazer muito, e seja chamado muitas vezes de "besta", "otário", "chato", ignore! Você pode fazer a diferença! Afinal, é melhor ser um "otário" que um "burro parado"! Uma gota d'água para apagar um incêndio pode parecer ridícula para quem não quer fazer nada para mudar uma situação, mas juntos podemos muito, podemos ser oceano! Parabéns a todos os que, de uma forma ou outra, lutam para acabar com tanto sofrimento. Mesmo que seja com uma assinatura na internet.

    ResponderExcluir
  26. Afinal de conta vc é PC,PM ou PF.

    ResponderExcluir
  27. E Novinha, as vezes não é tao simples criticar caras assim. Muitas vezes a gente ve cara que nao quer nada com nada, mas muitas vezes vemos canas muito bons de serviço, que correm atrás de muita coisa, mas que tiveram decepções por TRABALHAR. Já respondeu a uma corregedoria, novinha? Já tomou aquele arrocho na justiça? Então, essas coisas que jogam o cara para o canto, para não querer fazer mais do que pode e deve. Quantas e quantas vezes a gente não extrapola nossas atribuições? Quantas e quantas vezes não fazemos coisas que são funções dos "doutores"? Foda cara, realmente isso desmotiva demais.... muito mesmo...

    ResponderExcluir
  28. Concordo com a Rê: do jeito que você é danada, isso passa rapidinho! hahaha

    Sua escrita está sensacional! Ri diversas vezes com o humor - ácido, mas sempre válido.

    ResponderExcluir
  29. taty_sfs_moreno@yahoo.com.br26 de março de 2012 às 14:27

    Só para declarar AMO* seu blog, me faz sentir mais próximo do meu sonho (futura novinha), mesmo que esse próximo seja a dificuldade da mulher na policia.
    Olhar com seus olhos é diferente e mais belo!Sim mais belo... O olhar de quem está do lado de fora ainda não tem esse brilho guerreiro.
    Seu blog ajuda muito quando bate aquela tristeza e pensamentos negativos, clico em “confissões de concurseira” e estou pronta para pegar nos estudos novamente ...
    Resumindo saiba que estarei orando por ti, (já te peguei como minha amiga virtual rs)
    E tenho certeza que Deus irá toca no coração ou do seu chefe de direito ou do Jack Bauer... E estarei por aqui visitando e torcendo sempre!

    ResponderExcluir
  30. Luciano!

    Tem razão, ela é linda.

    Imaginei que você tinha pensado alguma coisa nesse sentido com relação ao cabelo dela. Mas duvidei que você fosse falar que era isso, mesmo.

    : )

    É você tem bom gosto, porque ela é linda mesmo!

    : )

    ResponderExcluir
  31. oh minha linda! Nos temos . Afinal de contas vc escolheu a foto. A única coisa que fiz foi comentar os detalhes. bjs

    ResponderExcluir
  32. Regina!

    Abiga linda do meu coração!!!

    Tô fazendo meus contatos. Deus há de me dar uma luz.

    Vixe... amiga...
    Tem muita coisa atrasada pra eu contar aqui, nussa... Tô doida pra te falar logo do curso dos Franceses... hehehe.

    Cadê o Tutu, hein?

    ResponderExcluir
  33. Assis...

    É lugar comum falar mal do chefe, né? Olha juro que eu preferia estar contando outras coisas mas tem hora que a paciência esgota e eu preciso desabafar...

    : )

    Tô até mais leve, sabia?
    rs rs rs

    ResponderExcluir
  34. kkkkkkkk

    Paloma do céu!

    Euzinha?! Vestida pra matar?
    kkkkk

    Acho que vou mudar meu perfil e colocar uma foto da Tomb Raider.
    : )

    Rummmmm.

    Muito bom você por aqui!

    ResponderExcluir
  35. Oi Sampaio!

    rs rs rs

    Se água fura pedra na insistência, meu amigo, falta muito ainda pra eu desistir.

    : )

    Beijo!

    ResponderExcluir
  36. Anônimo das 02:59...

    Nao descarte outras possibilidades. Eu posso também ser da Polícia Legislativa, ou da gloriosa PRF, PFF... hummm...

    : )

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmm. contínua o mistério. Realmente desculpe.

      Excluir
    2. Desculpar pelo que?
      : )

      Pode ficar a vontade pra perguntar o que quiser.
      quando não posso responder, normalmente levo na esportiva.

      A propósito, quem quer saber?
      Rs rs rs!

      Excluir
  37. Sabe Vitão...

    Eu sei o que você quer dizer com essas palavras tristes. Mas eu sou assim, cara. Portanto, não leve em consideração o que eu falo aqui porque eu não passo de uma Novinha iludida que pensa que vai mudar o mundo.

    Mas uma coisa eu te garanto. Se eu deixar de acreditar no MEU TRABALHO. Eu vou fazer concurso pra outra coisa.

    Um beijo e um cheiro!
    : )

    ResponderExcluir
  38. Ei, Novinha...
    eu também sou novinha, nem tanto quanto você, mas ainda estou no clima de vibração, ainda mais que mudei de DP e agora estou com uma turma de "novinhos" que ainda não se deixaram abater, e uns antigos que foram "contaminados" pela vibração.
    Motivação, é o que falta.
    A gente tem, aqui, na DP.
    Somos bons, trabalhamos certos.
    E aí, sabem o que fazem?
    tiram os meus policia, os meus meninos, e mandam para outra DP.
    Tiram a minha colega, e me deixam sozinha no comando.
    tiram escrivão, tiram viatura.
    Pra que deixar a gente mostrar que querendo, é possível trabalhar??
    Mas, já dizia Quintana, em seu
    Poeminho do Contra:

    "Todos esses que aí estão
    Atravancando meu caminho,
    Eles passarão...
    Eu passarinho!"

    Nós passarinho, Novinha.
    Beijos da delegada-blogueira-feminista-idealista.

    ResponderExcluir
  39. Oi Renata!!!

    Poxa, Delegada... Isso era tudo o que eu queria: trabalhar numa equipe assim...

    Mas você ainda está em Contagem?
    Fica fazendo propaganda...
    Vou acabar mandando meu currículo.
    : )

    Um beijo delegada-blogueira-roqueira-tatuada e lindona!!!

    ResponderExcluir
  40. Paloma :
    kkkkkkkkkkkkk, ficaria legal, ein

    Ah ! Lembrei de você um dia desses, bem vi aquelas policiais-motociclistas lindas *-* deu mó vontade de ir lá e tietar um pouquinho, mas meu pai não deixou kkkkkkk

    ResponderExcluir
  41. Nacredito!!!

    Você as viu???

    Jura?

    E o que elas estavam fazendo???

    Ahhh, conta, vai!
    :)

    ResponderExcluir
  42. Oi Tamara...

    Que Deus me ajude, viu, amiga...
    Mas agora, sair de lá pra mim, virou questão de honra!

    Não... mó galera já deu seu jeito de pular fora dali... e é bem meu isso, sabe, de ser a última a abandonar o barco furado? Sou muito é burra... Quequéisso!!!

    : )

    Linda! Valeu aí pelo incentivo.
    ; )

    ResponderExcluir
  43. Oi Taty!!!

    Êêêê!!! Seja bem-vinda!!!

    Uau! Menina!!!
    Você me deixou emocionada, viu?

    Se eu incentivo você então multiplica isso por 1000 pra ter a ideia de como é pra mim receber palavras assim como as tuas.

    Muuuito obrigada!
    Um beijo enorme de grande!

    Mas, peraí... tá estudando onde, pra quê e por quê??? Conta pra mim?

    E de novo.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Deixa eu te contar desde o inicio,
      Sou bacharel em direito e tds me aconselhava a advogar, até que conheci o Departamento da Policia Federal e posteriormente seu blog, me encantei por ambos rs.
      Atualmente estou fazendo cursinho e estudando em casa para Agente da PF, meu olhos brilham quando vejo aquela bendita viatura em operação.
      Moro em Santa Fé do Sul (divisa de SP / MS) aqui não tem muitos cursos preparatórios, mas estou me esforçando e espero que esse ano seja meu, minha posse!
      Essa é minha historinha rsrs ...=) ( Futura Novinha Agente da PF)
      Muitooooo Obrigado pelo carinho!
      To emocionada vc me respondeu ...=)
      Ps: Estarei sempre por aqui..
      Bjos fica com Deus

      Excluir
  44. Paloma :
    Eu tava viajando com meu pai, e os PRFs lindos estavam parando todo mundo que tinha picape, aí um deles parou meu pai e ficou fazendo pergunta , quando olhei pra delegacia, elas estavam lá, falando com eles *-* todos tão perfeitos. Eu fiz um escândalo e meu pai e o policial ficaram me olhando como se eu tivesse probleminhas, rsrs

    Mas elas são da PRF ? Você sabe o que elas fazem ?

    ResponderExcluir
  45. kkkkkkkk

    Deve ter sido uma cena engraçada mesmo.

    Hummm, não sei, mas você não viu se elas estavam com uniforme de PRF?

    A moto delas tinha escrito PRF?

    Florzinha, se eram PRFs mesmo elas trabalham nas Rodovias, né, logo, imagino que talvez escoltem presos, balizem o trânsito para comboios policiais especialmente quando tem dignitário dentro... Elas viajam também todas juntas de uma cidade pra outra pra cumprir missões especiais quando solicitadas... Tipo aquela vez que escoltaram a Presidente Dilma até o Congresso Nacional, no memorável dia da posse, lembra...

    Legal, né???

    Tem um leitor aqui que é PRF, ele deve dar aula sobre o assunto.
    : )

    ResponderExcluir
  46. Lu!

    Eu curto pra caramba fotografia!
    Eu acho que um post sem foto não tem a menor graça.

    : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também curto muito fotos, pena que sou fotogênico. Apesar de ao vivo e em cores sou muito diferente das fotos, isso é pra melhor. (rs rs rs) A respeito de todas fotos dos post são muito bem contextualizadas , que diga-se de passagem, é uma forma de linguagem também. Que sempre vem a enriquecer ainda mais suas expressões das quais eu gosto muitoooooooo! Se você não fosse policial poderia ser uma excelente arquiteta. Bjs Lu

      Excluir
  47. Arquiteta???

    Kkkkkkk

    Qual a relação???

    E vc pq não escreve um blog?

    ResponderExcluir
  48. Arquiteta que sabe também sobre fotos, ângulo certo, luz, etc. É uma dos ramos da arquitetura, desing de ambientes. Montar um blog para escrever sobre o quê? Mas tudo bem, acho que entende sua mensagem.

    ResponderExcluir
  49. Oi Taty!!!

    : )

    Fico feliz que tenha voltado!

    E os teus pais agora estão apoiando você? Espero que sim!

    Sabe que outro dia uma Futura Novinha me abordou na rua! Conversei bastante com ela. Eu sou pilhada, né? Tipo me dá 5 minutos com um monge e eu o convenço de que ele deve fazer concurso pra polícia. kkkkkkkkk

    Passei meu telefone pra ela e de vez enquando ela me manda msgs... (ela não sabe que eu escrevo este blog). É muito legal!

    : )

    É um prazer também saber que de alguma forma, por mais modesta que seja, eu incentivo você.

    : )

    Tenha fé, vá e vença!

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Desculpe a ausência essa vida de concurseira não é fácil rs...
      Então respondendo sua pergunta.. sim meus pais me dão maior força ...
      Estão comigo para bater e apanhar rsrs
      Ah! se me encontrar na rua por favor me pare .. adoraria te conhecer, em seu blog você cita que tiraram sua foto trabalhando, as vezes fico olhando as fotos das novinhas da PF e tentando te encontrar hahaha (tenho essa certa convicção que você trabalha na PF)... Olha o vicio que seu blog me faz .... kkkkkkkkkk
      Sim tenho muito a te agradecer mas pretendo fazer um super agradecimento no dia da minha posse, tenho fé... mas quero que saiba que suas palavras foram fundamentais para prosseguir... muito obrigado mesmo de coração!
      Vou voltar aos livros tenho poucos dias .. mas sempre volto pra te ver. =)... rs
      BzÔs ... fica com Deus!

      Excluir
  50. Oi Lu!

    Um blog sobre você. Assim eu posso te conhecer melhor.

    Ahhh, sim! Perfeitamente. Acertou na mosca. É que eu não tinha relacionado uma coisa à outra. Na verdade eu não tô muito acostumada ainda com essa sua capacidade de me interpretar e na ingenuidade eu acabo falando besteira.

    Mas então... sou daquelas que ficam horas escolhendo um quadro, tapete, luminária.

    Sou muito influenciável por ambientes.
    : )

    ResponderExcluir
  51. Paloma :
    Elas estavam com a roupa da mesma cor que eles, ontem eu perguntei pro meu pai e ele falou que eram da PRF sim, e que elas botam mais moral que muito homem por aí, rs

    Vou te contar uma coisa : sabia que as vezes venho aqui só me inspirar ? Sabe como é vestibular, né

    ResponderExcluir
  52. Oi Paloma!

    Ah, sei sim! As cobranças, o sono que dá, a tentação da TV, Internet e aquilo de não poder ficar acordada até tarde, não poder sair quando quer. Vida regrada... Namorado dificultando...
    : )

    Alguma dessas coisas tá pegando aí?
    rs rs rs

    ResponderExcluir
  53. Nuh, texto gigante!
    Mas só pra dizer - não esqueci de ninguém.
    Acontece que leio os textos pelo google reader, quando consigo. Isso pq até um tempo atrás todos os blogs estavam bloqueados lá na Polícia...

    Mas eu sempre leio tudo de vcs...
    Pode acreditar!!

    E as coisas nas polícias não mudam.
    Tudo se repete e acontece novamente.
    Aqui, aí.
    Na 'minha' polícia, na 'sua'.
    Na nossa...
    ;)

    ResponderExcluir
  54. Pois eh amiga, os textos estão ficando cada vez maiores...

    E pior... O timing do blog tah mais atrasado do que nunca. Andei postando pouco ultimamente.

    : )

    Pelo jeito vc já viu esse filme antes, não eh?

    Fogo, amiga...


    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  55. Amei se blog! E quanto ao seu chefe deve ser um tremendo mané (digo isso porque conheço muita gente assim),são pessoas como ele me me deixam com vontade de fazer mais e melhor só para deixar o infeliz com a cara no chão! Bjo.

    Mara

    ResponderExcluir
  56. que nem uma pedra, abiga!

    to na aula agora, reta final

    :D

    ResponderExcluir
  57. Paloma :
    Na verdade tudo isso, rs, mas como dizem que só vai piorar, procuro tentar me acalmar.

    ResponderExcluir
  58. Oi Mara!

    Seja bem-vinda!

    Mais e melhor. Claro que a gnt qdo faz mais e melhor no serviço publico mexe num vespeiro. Mas na minha opinião, fazer cada vez mais e sempre melhor não eh mais que obrigação...

    Vc eh servidora publica tbem?
    : )

    Obrigada por ter vindo e por estar lendo o meu passado...
    : )

    ResponderExcluir
  59. Oi Paloma!

    Também tento fazer isso. Porque sao fases da vida. E qto mais empenhada vc estiver, mais curta ela será. Normalmente...

    : )

    Eh o seu primeiro vestiba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paloma :
      É sim, e tem que ser o último, né, porque minha mãe já disse que não vai pagar mais colégio. :/

      Excluir
  60. Sei o que vc sente...
    Estava em Tabatinga correndo risco de vida, fazendo mais do que o tudo...
    E ele me avaliou pior que vc...
    Entrei numa crise nervosa...
    Passei 15 dias com minha família...
    Engravidei para minha maior felicidade...
    Pois já havia tentado engravidar e não tive sucesso...
    Nosso Pai Maior nos oferece coisas boas por meio de acontecimentos como esse...
    Quem sabe não é a sua chance de ficar direto como o Jack...
    felicidades

    ResponderExcluir
  61. Ah, sim!

    Se Deus quiser será o primeiro e o ultimo e em breve vc será Universitária. Vc tah pensando em fazer vestibular fora da sua cidade, e tipo... Já pensou em fazer faculdade longe de casa?

    : )

    Quais sao os teus planos?

    : )

    ResponderExcluir
  62. Oi Patrícia!!!

    Como é bom receber sua visita.

    Poxa, amiga... Muito obrigada por compartilhar essa sua história comigo. Você não quis recorrer da decisão?

    No meu caso me aconselharam a simplesmente apresentar as cópias das folhas de ponto. O que já seria suficiente pra alterar a avaliação.

    Pensei e achei que não valesse a pena. Não quero confusão com esse cara por causa de um 9,5...

    Eu tô afim é de virar logo essa página.

    Um beijo, minha flor.

    ResponderExcluir
  63. Paloma :
    Se eu tô pensando ? Pra onde eu passar eu vou ! rsrs. Ainda mais que com esse vestibular nacional idiota, tá mais complicado pra estudar aqui no Rio, provavelmente irei pra outro estado. Só não sei como vou me virar sem minha mãe, né, nem imagino como é morar sozinha em um lugar que eu nem conheço. :'/

    ResponderExcluir
  64. Oi Florzinha!

    Bom dia!!!

    Acho que no começo pode ser um pouco complicado. Bom... vai aprendendo a fazer miojo, sanduiches e outros fast foods... hehehe

    O que eu sei é que os cariocas quando saem do Rio costumam choramingar bastante... mas depois de um tempo eles se acostumam e nem querem mais voltar pra casa.

    Agora, acho que tudo isso é fichinha... sabe? Difícil mesmo é ter que deixar pra trás um grande amor. Aí dói... Eu, graças a Deus, trouxe o meu!
    : )

    ResponderExcluir
  65. Oi Sandra!!!

    Querida!!! Muito obrigada...
    Lembrei-me deste poeminha.

    "A amizade é um amor que nunca morre".
    (Mário Quintana)

    Beijo, linda!

    ResponderExcluir
  66. Oi Luciano!!!

    Obrigada!

    Essa semana será intensa por estas bandas!
    : )

    Grande beijo pra você!

    ResponderExcluir
  67. Paloma :
    Ai, deve dar mesmo uma dor no coração deixar meu Rio lindo :/

    mas meu macho eu não deixo não ! kkkkkkkk Quanto a isso tá tudo certo, ele está em condições de escolher qualquer faculdade, e se tudo correr bem a gente vai junto (:

    ResponderExcluir
  68. Oi Tatiate Moreno!!!

    Eu sei que é puxado, por isso eu valorizo tanto a participação de vocês "futuros novinhos" aqui no blog. Mas acredite em mim... e só uma fase. Por isso, me mantenha informada dessa sua formatura. Quem sabe eu não apareça por lá como "penetra".

    ; )

    Eu sei. Tem muita gente que pensa que eu sou da Federal. Eu nunca disse isso, mas também nunca disse o contrário, né?

    De qq forma, não tem problema nenhum nisso. Não me importo nem um pouco. rs rs rs

    Olha... contintue se empenhando ao máximo aí, porque vale a pena. Se vc não passar neste, passa no outro, ou no outro. Ou em outra.
    : )

    Acredite! Não é impossível!
    : )

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  69. tinha que ser polícia mesmo, danada!!

    ahauhauhaua

    ResponderExcluir
  70. Oi Paloma!

    Que gracinha!

    Acho lindo esses novos casais apaixonadinhos.
    : )

    Vai dar tudo certo! E sair de casa por um tempo não deixa de ser uma grande aventura, né?

    : )

    ResponderExcluir
  71. É assim mesmo, amiga.

    Desanima não, porque nunca vi ninguém morrer de tanto estudar.
    : )

    Daqui a uns dias vc faz essa prova e tira uns diazinhos off.
    : )

    ResponderExcluir
  72. quanto mais leio sobre as tuas "dores e delicias" laborais mais eu busco forcas para estudar !!! Esse eh o caminho que escolhi pra mim !!! obrigada por compartilhar !!! vc eh nossa mentora !!!

    ResponderExcluir
  73. Oi, Tânia!

    Muito obrigada por ter vindo!
    Que comentário legal!

    Então vc quer ser policial...
    Por que?
    : )

    Bjo!

    ResponderExcluir
  74. Desde que resolvi parar de "dar murro em ponta de faca" na iniciativa privada e estudar para concurso "me achei" quando decidi que queria ser APF: pelas sujeicoes e prerrogativas do cargo, pelos valores pessoais pregados...enfim, se tornou sonho da vida !!! "sangue novinho" destilando kkkk. E ler o teu bolg entao...so afirma a certeza !!! obrigada Mentora !!!!

    ResponderExcluir
  75. Novinha,

    É a primeira vez que comento em um blog, com a real expectativa de resposta. Sou do Rio, tenho 23 anos, estou no oitavo período de Direito da PUC-Rio e, diferente de todas as minhas amigas e amigos da faculdade, louca pra entrar na polícia.

    É... Ninguém tira isso da minha cabeça. Desde sempre, admirei o trabalho da polícia e me imaginava como essas Detetives de Criminal Minds, CSI, etc.

    No inter regio entre adolescência e mulher de vinte e poucos anos (novinha), vim a entender meu fraco por homens de farda. Depois que me conheci um pouco mais, tive a coragem de entender que eu não queria somente estar com eles, mas queria ser um deles.

    Depois de fazer um mês de cursinho, fiz a prova para a PCERJ mês passado, mas, infelizmente, não consegui a pontuação mínima em Direito. Sim, logo a matéria que me era familiar e deveria ser meu diferencial. Infelizmente, não foi dessa vez. Mas, será da próxima. Visto meu resultado e como não estaria preparada para a prova da PF que irá ocorrer neste mês, decidi que não iria me inscrever e que iria me preparar para outros concursos. Agora, me encontro num mar de questionamentos que estão me sufocando.

    Enfim, o que me mata é a dúvida. Fico com medo de deixar de seguir uma carreira na advocacia e não passar em nenhum concurso. Eu sei que é exagero, pq quem estuda, persevera e uma hora passa. Mas e se essa hora demorar? Vou ficar sendo bancada pela minha mãe? Não sei se deixo passar essa chance de fazer minha carreira na advocacia e depois sair para estudar, visto que é inviável trabalhar em escritório no Rio e conseguir estudar para concurso. O ritmo é intenso e te consome, fisicamente e mentalmente. Enquanto vejo minhas amigas sendo sugadas pelos escritórios e empresas, e também já tendo passado por isso, mas tenho certeza que meu caminho não é aquele, meu caminho é a área polícial. Essa sim, que me faz vibrar e me motiva, mas que é incerto. Incerto para mim, neste momento. Enfim, já viu que eu estou como uma adolescente de 17 anos que não sabe pra que vai prestar vestibular?! É assim que me sinto.

    Aguardo sua sincera e valiosa opnião.

    Um beijo,

    RV

    ResponderExcluir
  76. Olá RV!!

    Bom dia!

    Vou tentar responder sua pergunta da melhor forma possível, e com um imenso prazer pela honra de ter você aqui no meu cantinho.

    Esse risco da demora em ser aprovada no concurso público existe mesmo. Tem gente que estuda 6, 7, 8 anos o que causa uma série de desconfortos na vida pessoal.

    Eu acho, embora eu não seja especialista no assunto, que algumas medidas podem contribuir pra diminuir esse risco.

    Primeiro - estabelecer um alvo claro e definido. Qual polícia? Qual cargo? Feito isso você vai descobrir as matérias principais às quais você vai dedicar suas horas e horas de estudo. Parece muito simples, mas o que muita gente boa faz é ficar pulando de concurso em concurso. Se você está estudando pra Delegado Federal e sai uma prova da PRF. Você pode e deve fazer a prova, mas não vai dar ênfase às matérias que não caem taaannnto no concurso de DPF, como por exemplo o CTB. Entendeu?

    Segundo - Você precisa conhecer as suas deficiências. Faça uma avaliação prática de seus conhecimentos e veja a que matérias você precisa se dedicar mais. Você acabou de ter uma decepção com uma prova onde esperava mais... A gente não pode achar que sabe e também não pode sucumbir à tendência de estudar só o que gosta. Tem que estudar o que precisa.

    Terceiro - Conheça o teu inimigo pra saber que armas usar. Qual a banca examinadora, qual o estilo de questões, quais os autores mais prestigiados pela banca? Qual o peso da letra da lei seca, da doutrina, da jurisprudência para estes avaliadores?

    Quarto - Depois de fixar um objetivo, conhecer seus pontos fracos e fortes, e conhecer o inimigo é que você vai sentar e traçar uma estratégia de guerra, onde cada dia, cada mês, cada ano estabelecerá seus objetivos específicos a serem conquistados.

    Aí, sim... Quanto mais horas de estudo dedicadas, menos tempo demorará sua aprovação. Isso significa abrir mão de uma série de outras coisas legais que fazem parte da vida da gente. Aí já é contigo... Se você acha que vale mesmo a pena pagar esse preço por um distintivo policial... Vá e vença!

    : )

    Respondi???
    Fala comigo...

    ResponderExcluir
  77. Fiquei toda feliz pela resposta. Muito obrigada pelo carinho! =)
    Suas dicas são valiosíssimas, é uma grande batalha e necessita de grande preparo.
    Nestes ultimos períodos, pretendo me dedicar à faculdade e à OAB e estudar para o concurso de Delegado de Policia Civil em paralelo. A PF sempre foi um sonho, novinha, porém a idéia de morar longe da família, não agrada mt. Além de ser muito mais concorrido...
    A verdade é que, no fundo, ainda não decidi o ALVO. Todas as coorporações me atraem.
    O que pretendia era focar na prova de inspetor de policia civil, devido a carga horario de trabalho ser baixa e poder ter independencia financeira para ficar estudando para um concurso de nível e salário maior.
    O q vc acha?

    ResponderExcluir
  78. Então... você tem tempo...
    : )

    Mas começa a estudar logo, porque senão o edital do ano que vem chega e você nem se dá conta de como o tempo passou rápido.

    Inspetor Civil do RJ é um concurso bem mais fácil de passar... só toma cuidado pra não sair muito do foco principal.

    Pode ser também que você se envolva tanto que nem queira fazer outro concurso, ou desista por falta de tempo pra estudar. Mas, por outro lado já será uma experiência marcante que te ajudará a decidir o objetivo principal, né?

    Sem dúvidas.

    :)

    É difícil ter que decidir a vida aos 23, né?
    : )

    Beijo, fofinha...

    ResponderExcluir
  79. Vai me dizer que você não conhecia essas músicas?

    : )

    ResponderExcluir
  80. Obrigada por compartilhar. :)

    Spartanski

    ResponderExcluir
  81. Uma hora me mostra suas músicas preferidas?
    : )

    Ou seus estilos preferidos. Só pra saber.
    : )

    Só eu que te mostro as minhas...

    ResponderExcluir
  82. Mas cuidado, pois "pelas músicas se conhece o homem".

    : )

    ResponderExcluir
  83. Ahh, finalmente, obrigada por compartilhar.
    : )

    ResponderExcluir
  84. Êêêê!!!
    : )

    rs rs rs

    Gaaaatísssimossssss!

    ResponderExcluir
  85. Gente, essa mulher é romântica!

    Na-cre-di-to!!!

    ResponderExcluir
  86. Também estou rindo, mas é porque acho o máximo arrancar essas coisas de você.

    hehehe

    ResponderExcluir
  87. E eu estou rindo porque sei o quanto você a.d.o.r.a fazer isso.


    Status: E ainda assume(!).

    (risos)

    :)

    Spartanski

    ResponderExcluir
  88. Ora... mas não é todo dia que isso acontece, né, moça?
    : )

    Tenho o direito constitucional de me sentir privilegiada...

    ResponderExcluir
  89. Não sei o que é melhor, maninha, poder compartilhar minhas coisas contigo ou você compartilhando suas coisas comigo.

    X )

    rs rs rs

    ResponderExcluir
  90. É... pra mim também é bem difícil escolher o que é melhor(!).

    :D

    Spartanski

    ResponderExcluir
  91. Preciso ir (...)


    É sempre bom conversar com você, maninha. Agradeço a companhia! ◡‿◡✿


    Fica com Deus. Bjs pra você!

    :)

    Spartanski

    ResponderExcluir
  92. Valeu, maninha.

    Muito divertida a sua companhia.
    : )

    Adorei e desculpe as brincadeiras...
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  93. Obs.: Ora, não há o que desculpar!

    :)

    Spartanski

    ResponderExcluir
  94. ๑ À รuα dєdicαçãσ є cσяαgєм, ασ σlнαя є à αçãσ ρяσтєтσяα, à cσиfiαиçα quє тяαиรbσяdα dє รuαร ραlαvяαร є gєรтσร, PΛRΛßÉИS ρσя єรтє diα!


    Fєliz diα 21 αbяil ρяα vσcê! ๑ƸӜƷ๑

    Spartanski

    ResponderExcluir
  95. Bom dia!!!

    Como vai?

    Que carinho gostoso, assim logo de manhã...
    Obrigada!

    Você dormiu bem?

    ResponderExcluir
  96. Olá! * Não há de quê! ;)


    Sim, dormi muito bem! E você?!

    :)

    Spartanski

    ResponderExcluir
  97. Sim, dormi bem demais e não tive pesadelos.
    : )

    Meus colegas estão bem. Obrigada por perguntar. Só sofreram uns arranhões.

    E aí? Fez o simulado? O que achou da prova?

    ResponderExcluir
  98. Pois é, ia perguntar sobre esses pesadelos... - Que bom então: sem pesadelos!

    :)

    Não há de quê. Sim, sim. Menos mal, que bom que estão bem(!).


    Fiz. Estou na expectativa!


    Spartanski

    ResponderExcluir
  99. Será...?!


    Amanhã saberei - mas, sim, espero que sim!

    :D

    Spartanski

    ResponderExcluir
  100. Um pouco, talvez.

    Nesse momento, estou "organizando a semana".

    :)

    Spartanski

    ResponderExcluir
  101. Uau!

    Tava lendo e-mails...
    Muitas novidades dos colegas de longe.

    : )

    Pois é também vim organizar minha vida para esta semana e acabei me dispersando.
    rs rs rs

    O Edital de Escriba deve sair essa semana, né?

    ResponderExcluir
  102. :D




    Sim ou, no máximo, na próxima.

    Spartanski

    ResponderExcluir
  103. Moça...

    Vou dormir.

    Beijo pra você!
    Dorme com Deus!

    ResponderExcluir
  104. Boa noite! [E bons sonhos!]

    Bjs!
    Você também!

    :)

    Spartanski

    ResponderExcluir
  105. Bom dia, maninha!
    : )

    Quais são as novidades?
    8 )

    ResponderExcluir
  106. Olá! Bom dia!

    (Dormiu bem?)

    :)


    Por hora, apenas a expectativa!

    Spartanski

    ResponderExcluir
  107. rs rs rs

    Tudo bem.

    Não, maninha. Não dormi bem. Deitei aquela hora em que me despedi, era até cedo mas sonhei com uma situação que tá pra acontecer aqui e acabei perdendo o sono. Não sei que horas eram mas não consegui dormir direito depois desse sonho. Mas não foi um pesadelo, pelo contrário, no sonho tava tudo dando certo.

    Agora vou ficar o dia todo com sono...
    : (

    Beijo!

    ResponderExcluir
  108. ...

    E você já conseguiu entender o que houve??

    ResponderExcluir
  109. Como está a sua posição no runing depois dessa prova, em relação às outras provas anteriores? Caiu? Manteve?

    ResponderExcluir
  110. Eu pergunto pra saber se a prova foi difícil pra todo mundo ou se foi só pra você...

    Entendeu?

    ResponderExcluir
  111. Entendi.

    Bom, e analisando as questões, daria pra você fechar essa prova só com o material de estudos de que vc dispõe?

    ResponderExcluir
  112. Ou cobraram coisas que tipo você nunca ouviu falar?

    ResponderExcluir
  113. Menos mal!

    Ok... mesmo considerando a dificuldade da prova... será que você não se dedicou demais a essas matérias em que se saiu bem e "desprezou" um pouco a revisão das matérias antidas? Se não revisar esquece nadianta...

    ResponderExcluir
  114. Você tem que arrumar um esquema de revisão mega rápido... pra fazer no dia da prova.

    ResponderExcluir
  115. Se vc acha que essa técnica de revisão é efetiva revisa todo dia então. 1 hora de revisão, 2... não sei.

    ResponderExcluir
  116. Não.

    Não tô preocupada não... de jeito nenhum.

    Eu tenho certeza de que essa é mais uma fase de aprendizado. Daqui a um tempo você vai conseguir equilibrar isso naturalmente.

    : )

    ResponderExcluir
  117. equilibrar "isso" - matérias novas, ou menos fixadas versus revisão.

    ResponderExcluir
  118. Sim, me preocupo no sentido de você não entender o "processo" e se deixar abater por isso.

    ResponderExcluir
  119. Eu gosto disso.

    Não é pra morrer de preocupação, mas também não podemos achar que não quer dizer nada.

    É o que a gente tem que fazer: investigar, analisar, ponderar e crescer.
    : )

    ResponderExcluir
  120. Sabe quando você olha fixamente pra algo? É assim.

    Spartanski

    ResponderExcluir
  121. Moça... preciso ir...
    Depois compartilha comigo suas decisões, se achar que cabe.

    ResponderExcluir
  122. Boa noite! Dorme direitinho.


    Sim, sim, com certeza.

    :)


    Bons sonhos, maninha! Obrigada por tudo.

    Spartanski

    ResponderExcluir
  123. Bom dia, maninha!

    Dormiu bem?

    Perdi o sono de novo, demorei pra dormir e acordei às 5h! Mas dessa vez levantei e fui fazer alguma coisa mais útil. Dormi às 6:40 e acordei atrasada. rs rs rs

    Beijo!

    ResponderExcluir
  124. Bom dia!


    Não dormi tãão bem mas, ainda assim, posso dizer que dormi bem. :)

    Sério?!


    Xii! :D

    Você não está com sono agora?


    Spartanski

    ResponderExcluir
  125. Obrigada, eu tomo outro remedinho aqui... Também funciona.
    : )

    Espero não ter te aborrecido com aquele papo de ontem.

    ResponderExcluir
  126. Se funciona, perfeito.


    Obs.: Ora, aborrecido! Sem chances.

    :)

    Spartanski

    ResponderExcluir
  127. Legal...

    Eu insisto! É muito bom que você esteja tendo esse tipo de experiência agora. Isso só vai contribuir com seus estudos.

    O desafio é grande mesmo!

    Avança!
    Pra cima deles!

    (fui...)

    Bjo!

    ResponderExcluir
  128. "Minha energia é o desafio,
    minha motivação é o impossível,
    e é por isso que eu preciso
    ser, à força e a esmo, inabalável."
    Augusto Branco


    Status: Pra cima deles!

    (Melhoras!)

    Bjs!


    Spartanski

    ResponderExcluir
  129. Ok... mas é normal se você por alguns instantes de sentir desanimada. Vou estar aqui do mesmo jeito, tá?

    E aí?

    Como foi seu dia?
    : )

    ResponderExcluir
  130. Desafiada. Essa é a palavra - desanimada não, por incrível que pareça.


    É triste não alcançar o resultado, dói. E o melhor é que doa mesmo, profundamente, assim a gente decide logo encarar o desafio olho no olho, dente no dente - de uma vez.



    O seu apoio é muito importante pra mim! Mil agradecimentos, maninha.


    Me fala, está dormindo bem?

    :)


    Spartanski

    ResponderExcluir
  131. Que bom!

    Bom saber que você está se sentindo desafiada.

    Essa dor faz parte.
    : (

    Ah, sim, as duas últimas noites eu dormi bem melhor.

    E você conseguiu dormir melhor?
    Tá se alimentando bem?
    Conseguiu estudar hoje?
    : )

    ResponderExcluir
  132. É mesmo!? Que bom! Ótimo que esteja sendo assim; sono tranquilo.

    :)


    Sim!
    Sim!
    Sim!¹

    Obs.:¹ no gás.

    :D

    Spartanski

    ResponderExcluir
  133. Olha...

    Sua empolgação tá me contagiando!
    : )

    ResponderExcluir
  134. Ué...

    Fui procurar um comentário perdido do Tipão no Spam e encontrei esse seu...

    \: 0

    ResponderExcluir
  135. Que coisa. Spam! (◕〝◕)

    Spartanski

    ResponderExcluir
  136. Não, eu não li isso. Não li.


    Li?!

    Ora!


    risos!

    Spartanski

    ResponderExcluir
  137. "kkkkkkkkkkkkkkk"


    Pronto, agora a postagem está completa - estava até esperando!

    (A comprovação da evidente diversão!)



    Hahaha

    :D

    Spartanski

    ResponderExcluir
  138. ...E, aliás, na hora exata! Me ajudou a nocautear o sono. (risos)

    :)

    Spartanski

    ResponderExcluir
  139. Bom...

    Entendi.
    Você quer ficar acordada pra estudar...

    Então eu vou dormir.
    E te deixar em paz.

    Beijo, maninha!
    Bons estudos.

    Ps.: Pra prova do Cespe, sempre vale a pena estudar as súmulas dos Tribunais Superiores, as Vinculantes e as do TCU, especialmente, no caso desse último, as licitações. Não só decorar, mas entender...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  140. Até que ainda não...

    Ainda vou tomar um banho.
    : )

    Não quero atrapalhar você...
    Senão você não volta mais.

    : (

    ResponderExcluir
  141. Sim. Estou tendo essa atenção - especialmente no que diz respeito a: "entender e não só decorar!".

    :)


    Agradeço a dica, maninha.

    Spartanski

    ResponderExcluir
  142. Ora, você não me atrapalha. Sério.

    Afinal, estou respirando um pouquinho! É informação que não acaba mais!

    :)

    Spartanski

    ResponderExcluir
  143. É... o sono bateu, também.

    Eu preciso ir.
    Beijo.

    ResponderExcluir

Confissões